A frase “Nossas Vidas Importam” ecoou na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em um pedido por respeito, igualdade e de basta para a violência, neste Dia Internacional da Mulher. Estas três palavras dão nome à 2ª edição da campanha de conscientização lançada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Legislativo, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), que teve presença feminina em evidência no plenário.
A ação foi liderada pela procuradora Especial da Mulher, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), que utilizou a tribuna para contar relatos de violência doméstica, sexual e feminicídio. Ela explicou que o intuito é que as mulheres conheçam os sinais que as violências transmitem antes de se tornarem físicas.
“Eu quis abrir mão da minha fala, enquanto vereadora, para trazer relatos de pessoas reais, da nossa comunidade, que passaram por violências e que tiveram a coragem de se expor, e de fazer esse alerta para que outras mulheres busquem ajuda. São relatos fortes. Foi importante trazer a voz dessas mulheres que passaram por isso, por que, sem dúvida, é um momento que a gente quer causar reflexão em toda a sociedade”, destacou Tatiane.
A campanha Nossas Vidas Importam surge em um contexto delicado de crimes contra o público feminino. No ano passado, o Rio Grande do Sul registrou 106 casos de feminicídio, 10,4% a mais em relação a 2021. Já no cenário nacional, 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência em 2022.
Além da conscientização por um futuro sem violência, destacar a potência e abrir espaço para o protagonismo feminino também se fazem necessários. Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o 7° país com maior número de mulheres empreendedoras. São cerca de 10,3 milhões de estabelecimentos comandados por elas.
Na Câmara, a representatividade também aumentou. Pela primeira vez, em 130 anos de história, o Parlamento conta com cinco vereadoras: Estela Balardin (PT), Gladis Frizzo (MDB), Marisol Santos (PSDB) e Rose Frigeri (PT). Junto à Tatiane, elas formam a Procuradoria Especial da Mulher.
“Sabemos que ainda é pouco, precisamos aumentar a representatividade feminina, mas estamos sim felizes por ocupar esses espaços e trazer a voz das mulheres ao Parlamento caxiense”, disse a procuradora.
Um dos pontos altos da campanha foi a apresentação de um vídeo protagonizado pela bancada feminina. Entre curativos, olhares e vozes, elas reafirmam a necessidade de mudança e a importância da denúncia (assista ao fim da matéria).
O ato também contou com arte, na voz e violão da artista Ará Ferreira, que apresentou suas músicas autorais Águia e Minha Jó. E foi encerrado com a entrega da cartilha oficial, que informa como se manifestam os principais tipos de violência, canais de denúncia, e elenca as legislações que amparam o público feminino.
Para ir além do Dia 8 de Março, a vereadora Tatiane Frizzo adiantou que a ação seguirá sendo divulgada.
“Nosso [PEM] principal mote é a campanha lançada hoje e a intenção é levar para fora. Escolas, empresas, aonde abrirem as portas, onde nós pudermos falar com grupos de mulheres, vamos levar a campanha”, finalizou.