Caxias do Sul

Dia Internacional da Mulher será celebrado com diversas ações em Caxias do Sul

O Mês da Mulher será comemorado com cuidados às mulheres e conscientização à não violência contra elas

Dia Internacional da Mulher será celebrado com diversas ações em Caxias do Sul

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data oficializada pela Organização das Nações Unidas desde a década de 1970. A data é um marco na luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação. Para celebrar este importante dia, diversas ações serão promovidas em Caxias do Sul para homenagear e reafirmar as conquistas das mulheres até os dias atuais.

A Coordenadoria da Mulher, em conjunto com a Rede de Proteção da Mulher e Grupo Mulheres do Brasil, organizou uma série de atividades que contemplam diversas ações de prevenção à violência e de conhecimento de proteção da mulher.

No dia (08), as celebrações iniciam às 8h30, na Câmara de Vereadores, com a exibição do vídeo “Nossas Vidas Importam”, da Procuradoria Especial da Mulher (PEM). Após, das 10h às 12h, na Praça Dante Alighieri, acontecerá a distribuição de material informativo sobre a Rede de Proteção à Mulher. Às 14h, no CRA’S São Marcos, acontece a palestra “Empoderamento Feminino”, ministrada pela psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM), Tatiana Vieira dos Santos Leidens e pela assistente social da Coordenadoria do Idoso, Nicole Fidler. No mesmo dia, às 16h30min, na Livraria Do Arco Da Velha acontece a roda de conversa e apresentação do e-book: “Com você ando melhor: psicologia e mulheres no enfrentamento à violência”, de autoria de Manueli Tomasi e Raquel Conti.

Finalizando o dia, às 19h30, no Hospital Pompéia, acontece a Sessão Clínica – Relacionamentos Saudáveis e a Rede de Proteção à Mulher, com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Eliane Acioli Vieira.

As demais ações que ocorrem até o fim do mês de março terão exposição fotográfica da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), no Mezanino da Prefeitura, até o dia (10). Rodas de conversa com a Rede de Proteção à Mulher, com o tema: tecendo práticas e cuidados, dias (07, 09 e 13), às 14h30, na UBS Belo Horizonte, às 15h na UBS Fátima Alta e 14h30 na UBS Santa Fé, (abertas ao público em geral). Já as palestras sobre a Rede de Proteção à Mulher e Relacionamentos Saudáveis acontecem: dia (09), às 8h30 na E.M.E.F. Fioravante Webber, dia (14), às 14h na Casa Tia Oli, dia (16), na E.M.E.F. José de Alencar, dia (17), às 14h, no CAP’S Cidadania, dia (21), às 13h30, nas Empresas Randon, dia (23), às 14h, no CAP’S Integração.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá no dia (25), um Mutirão de Saúde da Mulher. A ação acontecerá em todas UBSs (exceto Parque Oásis que está fechada para reforma), das 9h às 15h. Na oportunidade as mulheres serão recebidas exclusivamente para realizar consultas de saúde da mulher, exame preventivo de câncer de colo de útero e para realizar a solicitação de mamografia (este para mulheres de 40 anos ou mais).

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), realiza mais uma edição do “Mecânica de Batom”, projeto que tem atividade direcionada ao público feminino para o compartilhamento de conhecimentos a respeito da manutenção preventiva de veículos e de esferas mecânicas e hidráulicas, com aulas práticas e teóricas. A atividade acontece na terça-feira (19/07), às 19h, na sede da Secretaria e está com as inscrições encerradas e turma preenchida.

A Secretaria Municipal da Cultura fará homenagem às mulheres expondo obras escritas por mulheres caxienses, nacionais e internacionais. As obras podem ser retiradas para leitura naBiblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, localizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. O intuito da Biblioteca é utilizar o expositor para atrair os olhares dos leitores apresentando a eles possibilidades de leituras enriquecedoras de obras escritas por mulheres.

Além destas atividades, a prefeitura trabalhará o tema com ações internas para as servidoras durante todo o mês.