Memória LEOUVE

OAB em Bento defende novo pedido de impeachment da presidente

OAB em Bento defende novo pedido de impeachment da presidente

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bento Gonçalves encaminhou às prefeituras e às câmaras de vereadores das cidades da região de sua abrangência cópia do relatório elaborado pelo conselheiro federal, Erick Venâncio Lima do Nascimento, da OAB do Acre, sobre pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.

 

A OAB nacional apresentou o pedido na semana passada à Câmara dos Deputados, em Brasílila. De acordo com o presidente da subseção de Bento Gonçalves, o advogado Cleber Dalla Colletta, essa decisão foi referendada por unanimidade pelas subseções do Rio Grande Sul.

 

A OAB consultou as suas seccionais em todos os estados sobre qual seria sua posição., e cada uma consultou suas subseções internamente. Aqui no Rio Grande do Sul, nossa posição foi unânime e, no Conselho federal, após 12 horas de análise, foi 27 a um”, assegurou.

 

O presidente afirma que o pedido da OAB nacional amplia as denúncias contra a presidente. Além dos motivos que já fazem parte da análise da Comissão de Impeachment instalada na Câmara dos Deputados, a OAB questiona também uma eventual renúncia fiscal na época da Copa do Mundo de 2014 e a indicação do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

 

 

Nosso pedido, além dos motivos que já eram trazidos antes, como as manobras contábeis das pedaladas fiscais, a questão da não-aprovação das contas de 2014 pelo TCU, causando uma falsa ideia de que o Brasil não estava em crise e possibilitando a reeleição, o nosso conselho acrescentou mais alguns motivos, como a questão da Lei da Copa, que estabeleceu uma renúncia fiscal para beneficiar a Fifa, a questão da Lava-Jato de fato não foi aprovada pelo nosso conselho porque as investigações prosseguem e não há imputação definitiva contra a presidente, e por último a gente trouxe a quebra do sigilo das ligações telefônicas, onde se discute se hou crime de responsabilidade”, revelou.