Segurança

Brigada Militar investiga morte de morador de Garibaldi após confronto com a polícia, em São Leopoldo

Detido por suspeita de cometer furtos, Dionatas Gonsalves Nunes, de 21 anos, teria conseguido soltar as algemas, furtar arma de policial militar e disparar contra os agentes. Em resposta, um dos policias revidou e o jovem foi atingido com cinco tiros

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Brigada Militar (BM) instaurou processo para investigar a morte de um jovem de 21 anos, identificado como Dionatas Gonsalves Nunes, morador de Garibaldi. O jovem foi morto em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, na última quinta-feira (16), após ser detido por suspeita de cometer furtos no bairro Cohab-Feitoria.

De acordo com informações, Nunes foi imobilizado por populares, na Rua Suriname, no bairro Feitoria e, logo após, foi entregue à Brigada Militar. Segundo relatos, mesmo algemado, o rapaz conseguiu se soltar antes de ser colocado na viatura, tomando a arma da mão de um dos policiais e disparando três vezes contra a BM, sendo contido a tiros. O rapaz foi atingido por cinco balas, ficando ferido na região do tórax e nos braços. Logo após, foi encaminhado para o Hospital Centenário. No entanto, não resistiu aos ferimentos.

O jovem teria deixado a cidade de Garibaldi, mais precisamente do bairro Santa Terezinha, acompanhado de um amigo, na última quarta-feira (16). Desde então, familiares não conseguiram mais contato com Nunes. Preocupada com a situação, uma irmã do jovem se deslocou até a cidade de São Leopoldo em busca de informações e localizou o corpo do irmão no Instituto Médico Legal (IML). O corpo foi transladado para Garibaldi e velado na Capela Nossa Senhora do Carmo. O sepultamento ocorreu no Cemitério Público Municipal, na manhã deste último domingo (19).

A Brigada Militar se pronunciou sobre a ocorrência em nota assinada pelo 25º Batalhão da instituição.

“A Brigada Militar, por meio do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), vem por meio desta informar que tão logo tomou conhecimento da ocorrência de morte de um homem de 21 anos, decorrente de intervenção policial em tentativa de homicídio contra policiais militares em atendimento de ocorrência na noite de quinta-feira no bairro Feitoria, em São Leopoldo, passou a adotar as providências cabíveis ao fato abrindo processo de Investigação Policial Militar [IPM]. Ratificamos que independente do desfecho da investigação, a BM, como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a sociedade, reafirma seu compromisso com a comunidade em defesa da vida, seus direitos e garantias fundamentais”.