Uma equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagrou na última segunda-feira (13), a destruição de vegetação exótica e nativa em uma área de 41 hectares (410 mil m²). O fato ocorreu durante fiscalização ambiental, no interior de Carazinho.
Através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), os proprietários das áreas foram identificados. Parte da supressão atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), caracterizada por um lago e córrego formado de nascentes, afluente do Lajeado Putiá, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Jacuí.
Também foi apurado que a intervenção ocorreu em desacordo com a autorização ambiental, a qual previa, somente, o descapoeiramento, em uma área de 25 hectares, que anteriormente era utilizada para cultivo de eucaliptos e lavoura.
Utilizando um drone, os policiais realizaram o levantamento fotográfico e georreferenciamento da área. O desmatamento atingiu exemplares de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, de estágio inicial e médio de regeneração natural.