Caxias do Sul

Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul

Roselaine Frigeri e Ricardo Zanchin assumiram como titulares

Na abertura do ano legislativo, dois novos vereadores tomam posse em Caxias do Sul
Crédito: Tales Armiliato/Câmara Caxias

Durante abertura dos trabalhos do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, dois novos parlamentares assumiram vagas nas bancadas do PT e Novo. A professora e advogada Roselaine Frigeri/PT e o economista e professor Ricardo Zanchin/NOVO assumiram, em razão da renúncia solicitada por Denise Pessôa/PT e Maurício Marcon/PODEMOS, que tomaram posse como deputados federais também nesta quarta.

Antes de oficializar a posse de Rose Frigeri, como é conhecida, e de Zanchin, o presidente da casa, Zé Dambrós/PSB pediu ao 1º secretário da Mesa Diretora, legislador Adriano Bressan/PTB, para ler os ofícios que os então vereadores Denise e Marcon (que era do NOVO quando foi eleito vereador em 2020 e depois mudou para o PODEMOS) protocolaram, solicitando a renúncia a contar de 31 de janeiro de 2023.

Durante as pequenas comunicações, espaço da sessão ordinária em que podem ser apresentados votos de congratulações, parlamentares cumprimentaram os novos colegas, desejando boas-vindas e sucesso no mandato. O Legislativo caxiense possui 23 vereadores, sendo cinco mulheres e 18 homens.

 “Queremos contar, cada vez mais, com a colaboração dos moradores caxienses nas sessões, nas audiências, nas reuniões de comissões e em todos os demais trabalhos que desenvolvermos em benefício da comunidade. Quanto mais participação, presencial ou online, mais amparo teremos na tomada de decisão, nos encaminhamentos de proposições e na execução de atividades de competência legislativa”, afirmou o presidente Zé Dambrós/PSB.

Durante a sessão o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, usou a tribuna e deixou a sua mensagem à comunidade, reafirmou o compromisso com conclusões de obras de pavimentação no interior, os projetos de parceria público e privada, além de aberturas de prolongamentos da ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, no centro.

Conheça um pouco da trajetória dos novos legisladores:

Ricardo Zanchin

– Com 1.603 votos nas eleições de 2020, alcançou a primeira suplência do NOVO, chegando a assumir temporariamente em 2022.

– Caxiense, nascido em 4 de novembro de 1967, é casado com Singlair Macedo Zanchin, pai de Marcel (23 anos) e filho de Valério Zanchin e Sônia Noemi Zanchin (in memorian).

– Há 25 anos, atua como economista e professor do curso de Economia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem graduação em Economia pela UCS, com especialização em Finanças Empresariais (UCS) e mestrado em Administração (UFRGS).

– Zanchin pretende consolidar os ideais do NOVO, tais como: lei da liberdade econômica, atração de novos investimentos para a cidade, continuidade da desburocratização para o empreendedorismo.

– Faz 29 anos que também trabalha como consultor econômico e financeiro de empresas. É palestrante de educação financeira pessoal e instrutor de cursos de economia e finanças.

 

Roselaine Frigeri

– Nasceu em Caxias do Sul, em 13 de abril de 1963. É filha de Erica Therezinha e  Antônio Olivo Frigeri; irmã de Airton Joel e Rosane; e mãe de Vitório Augusto Frigeri Marchioro. Formada em Direito e História, tem especialização em sociologia e mestrado em História. Desde 2006, é professora de História e Geografia na rede municipal. Também advoga e presta assessoria jurídica em escritório próprio.

– Em sua trajetória, Rose passou pela Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), na gestão de 2017 a 2020. De 1986 a 1990, foi docente de Direito e História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

– De 1988 a 1992, coordenou a bancada do Partido dos Trabalhadores, na primeira eleição de Pepe Vargas/PT (hoje, deputado estadual) como vereador em Caxias do Sul. Atuou, também, como chefe de gabinete do deputado estadual Pepe. De 1997 a 2004, foi assessora da então Secretaria-Geral da Prefeitura, assessora jurídica da Secretaria Municipal da Habitação e assessora de Relações Internacionais, Institucionais e Federativas, também da Prefeitura caxiense.

– Nas eleições de 2020, concorreu ao Legislativo pela primeira vez, alcançando 1.554 votos que a credenciaram como 1ª suplente do PT, na XVIII Legislatura da Câmara caxiense (2021-2024), assumindo o posto por alguns momentos e reforçando sua militância em prol das mulheres, pela educação, pela inclusão, pela cultura e pelos direitos humanos. Neste 1º de fevereiro de 2023, tomou posse como titular do cargo.