Bento Gonçalves

Vereador bento-gonçalvense Duda Pompermayer deixa o União Brasil e vai para o Progressistas

Parlamentar obteve autorização judicial para trocar de partido sem perder o mandato

O vereador Duda Pompermayer obteve autorização judicial para deixar o União Brasil e ingressar no Progressistas, sem perder o mandato. Com a adesão do parlamentar, o partido alcança 7 cadeiras na Câmara Municipal de Bento Gonçalves.

Pompermayer já representará a nova legenda dentro da sessão especial da quarta-feira (1º), quando terá início o ano legislativo em Bento Gonçalves. Ao Grupo RSCOM, o político justificou a mudança por divergências ideológicas e de direcionamento do União Brasil. Ele foi contra, por exemplo, o movimento que fundiu Democratas, do qual fazia parte, com o PSL, em outubro de 2021.

Para obter a permissão de troca partidária, Pompermayer se utilizou da Resolução-TSE nº 22.610/2007, que considera “justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.”

Na decisão, o TRE/RS entendeu que “não se pode exigir de vereadores, como no caso em tela, a fidelidade a um novo partido nascido de uma decisão de caráter nacional, da qual não participaram e nem foram consultados, ainda que a mesma tenha ocorrido na forma da lei.”

A escolha pelo Progressistas, define o vereador, se deu pelo que entende como “tradição e proximidade de pensamento”. Declarado independente, ele passa oficialmente a fazer parte da bancada governista dentro da Câmara.

Duda Pompermeyer recebeu 1.400 votos em 2020, quando se elegeu vereador por Bento Gonçalves. No ano passado, foi candidato a deputado estadual e somou 3.754 eleitores.