Eventos Climáticos

Umidade do ar no Estado esteve menor que no deserto do Atacama

Nesta terça-feira, as temperaturas se aproximaram dos 40ºC em algumas cidades

Umidade do ar no Estado esteve menor que no deserto do Atacama
Foto: Ilustrativa / Divulgação

O Rio Grande do Sul registrou umidade em níveis desérticos em algumas cidades nesta terça-feira (24). Grande parte do território gaúcho enfrentou ontem uma tarde com umidade relativa do ar abaixo dos 30% e que caíram a 10% no Oeste do estado, onde as máximas passaram dos 40ºC.

De acordo com dados de estações do INMET, os menores índices de umidade do ar nesta terça foram de 11% em Quaraí, 13% em Uruguaiana, 14% em São Borja, 15% em Alegrete e 19% em Santiago, todos municípios da Metade Oeste do estado. Estações anotaram ainda valores de umidade de 20% em São Gabriel, São Luiz Gonzaga e Rio Pardo, 21% em Livramento e Santa Rosa. Em Porto Alegre, a umidade desceu a 36% no Jardim Botânico.

Para se ter ideia, grande parte do estado estava mais seco na tarde de hoje que o principal aeroporto da região do Atacama, uma das áreas mais áridas da América do Sul e do planeta. Às 15h, hora de Brasília, a umidade relativa do ar no aeroporto de El Loa, no Chile, era de 32%. O ar muito seco favoreceu a acentuada elevação da temperatura.

Conforme dados de estações do INMET, as máximas no Oeste gaúcho na tarde desta terça-feira (24) atingiram 40,7ºC em Uruguaiana, 40,3ºC em Quaraí, 39,7ºC em São Borja, 39,3ºC em Alegrete e 38,5ºC em São Luiz Gonzaga. As máximas de São Borja e de Uruguaiana foram as mais altas até agora deste verão.