Esportes

Gauchão 2023: Saiba tudo sobre o campeonato que movimenta o Rio Grande do Sul

Confira informações sobre o Campeonato Gaúcho 2023

GAUCHÃO 2023
Arte: Grupo RSCOM

Amanhã, sábado dia 21 de janeiro inicia mais um Campeonato Gaúcho, a 103ª edição do estadual que coloca frente a frente 12 equipes do Rio Grande do Sul.

Em 2023, Aimoré, Avenida, Brasil-Pel, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, São José, São Luiz e Ypiranga, jogam em busca de levantar a taça mais importante do Futebol Gaúcho.

Conheça mais sobre as 12 equipes da competição:

Grêmio: Atual pentacampeão da competição, o Tricolor busca seu 42º título estadual. Para 2023, retorno do clube da segunda divisão nacional a diretoria realizou investimento pesado. O uruguaio Luis Suárez foi a principal contratação e promete ser um destaque a parte do torneio.

Internacional: O Inter quer acabar com a seca de títulos no Estadual, esta que vem desde 2016, e chegar ao 46º troféu estadual. Com expectativas altas após o vice-campeonato brasileiro em 2022, espera-se que a equipe de Mano Menezes consiga sair da fila de títulos nesta temporada. Em 2022 os colorados foram eliminados pelo arquirrival Grêmio nas semifinais.

Caxias: A equipe Grená anunciou diversas contratações para tentar fazer uma campanha mais forte nesta temporada e quem sabe fazer frente para as equipes da capital gaúcha. No último ano o time caxiense foi eliminada na primeira fase, ao terminar na quinta colocação.

Juventude: Campeão gaúcho em 1998, o Juventude busca quebrar uma seca que pode chegar aos 25 anos na atual temporada. Após um ano conturbado em 2022, em que quase foi rebaixado no estadual e caiu para a Série B do Brasileirão, o Alviverde busca se reerguer com o experiente Celso Roth.

Esportivo: Com a manutenção do treinador Carlos Moraes, o Esportivo de Bento Gonçalves promete fazer uma temporada melhor do que a última na elite, em 2021. Atual campeão da Divisão de Acesso, o clube visa permanecer na elite e buscar uma vaga na Série D em 2024.

Aimoré: Nas últimas temporadas, o Aimoré se caracterizou por fazer grandes partidas contra os favoritos, como Grêmio e Inter. Entretanto, na reta final do Gauchão, brigou para não cair. Em 2023, a meta da equipe e se garantir na elite.

Avenida: Após terminar na segunda colocação na Divisão de Acesso da última temporada, o Avenida tenta chegar a fase eliminatória da competição para então tentar surpreender e alcançar resultados mais expressivos dentro do Estadual.

Brasil de Pelotas: Primeiro campeão Gaúcho da história, em 1919, no início da década passada o Brasil de Pelotas até ameaçou a hegemonia da dupla GreNal. Entretanto, nos últimos dois anos foram complicados financeira e tecnicamente para o clube. Em 2022 o clube até foi às semifinais do estadual, mas caiu para o Ypiranga, posteriormente, foi rebaixado à Série D do Brasileirão. A expectativa é ir novamente ao mata-mata em 2023.

Novo Hamburgo: O Novo Hamburgo foi a última equipe a vencer o Gauchão sem ser o Grêmio, feito este alcançado em 2017 na final contra o Inter, depois disso campanhas apenas medianas fizeram com que a equipe da região metropolitana busca um algo a mais este ano.

São José: Terceiro time da capital gaúcha, Porto Alegre, o São José vem montando boas equipes nas últimas temporadas. Há algumas temporadas se mantém na Série C do Brasileirão e, para 2023, a meta é buscar uma vaga nas semifinais do estadual e, quem sabe, levar a taça do interior.

São Luiz: O São Luiz de Ijuí chega nesta edição do Gauchão após ter conquistado a Copa FGF, a tradicional copinha. Com uma equipe forte, almeja chegar o mais longe possível inclusive sendo um dos candidatos para ser campeão do interior.

Ypiranga: Após o vice-campeonato de 2022 o Ypiranga sonha com uma campanha semelhante nesta temporada. O projeto é que a oi final da competição o top-4 seja alcançado novamente. Para este ano existe uma mescla entre novos atletas e experientes jogadores.

Estreias das equipes da Serra Gaúcha

Até o momento os jogos das três primeiras rodadas estão definidas. Pelas equipes da Serra Gaúcha, o Caxias estreia contra o Grêmio, no estádio Centenário a partir das 16h30 do sábado (21). O Juventude joga no mesmo dia contra o Inter, no Beira-Rio, a partir das 19h. O Esportivo faz sua estreia no domingo (22), às 19h, na Montanha dos Vinhedos contra o São José.

O clássico Ca-Ju será realizado na nona rodada no estádio Centenário, já o clássico Gre-Nal está marcado na Arena para a 10ª rodada.

Regulamento da competição

De acordo com regulamento do torneio, serão realizadas 11 rodadas com todos jogando contra todos em um grupo único. Ao final das rodadas os quatro melhores se classificam fazendo então as semifinais. Os dois times com piores campanhas na primeira fase serão rebaixados para a Divisão de Acesso.

Nas semifinais o primeiro colocado geral enfrenta o quarto melhor classificado, enquanto o segundo melhor enfrenta o terceiro, sendo definidos os dois finalistas. A final será disputada em dois jogos (ida e volta), entre as equipes vencedoras da semifinal 1 e semifinal 2, com mando de campo do segundo jogo da equipe que tenha obtido o melhor campanha desde a fase Classificatória somados aos pontos obtidos na fase Semifinal.

Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman falou sobre as expectativas da temporada 2023 do campeonato:

“A gente espera sempre uma evolução, é lógico que os resultados obtidos pelas equipes do interior decorre do trabalho que tem sido feito nos últimos anos. A partir do momento que se tem uma sequência de calendários em âmbito nacional, de ano inteiro, tu vai reforçando teu corpo técnico, tua equipe vai ganhando estofo, teu clube ganha estofo e os resultados no Campeonato Gaúcho começam acontecer. Vamos torcer para 2023 ser o ano dos acessos dos clubes gaúchos”, ressaltou Hocsman em entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM.

Colaborou: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM