Comportamento

Hospital São Pedro de Garibaldi realiza cirurgia inédita na instituição

A cirurgia denominada fundoplicatura é realizada para tratar a doença do refluxo gastroesofágico

Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi realiza cirurgia inédita na instituição
Foto: Divulgação

O Hospital Beneficente São Pedro realizou nesta terça-feira (10) uma cirurgia inédita na instituição. A operação foi para correção do refluxo gastroesofágico feita por videolaparoscopia. A cirurgia, denominada fundoplicatura, teve a participação dos médicos Dr. Lucas Walter, Dra. Gilda Guerra e Dr. Fernando Abreu. Também participaram do procedimento a instrumentadora Rosane Delai, Circulante Simone Grolli e Enfermeira Raqueli Borsoi.

A Fundoplicatura é um procedimento cirúrgico realizado para tratar a doença do refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato. Considerada a mais usada técnica operatória para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A cirurgia consiste no envolvimento completo de 360 graus do esôfago distal pelo fundo gástrico, formando uma válvula anti-refluxo. A abordagem, feita por via abdominal (laparoscópica ou laparotômica) é uma das técnicas mais utilizadas para correção deste situação.

A cirurgia durou cerca de 02 horas, sendo considerada um sucesso pela equipe. A paciente, residente no município de Carlos Barbosa, passa bem e tem previsão de alta para próxima quinta-feira. O ano de 2023, ano que o Hospital São Pedro chega aos 90 anos, inicia com grande expectativa e com grandes novidades que representam mais entregas de saúde à comunidade Regional.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Leia mais

Hospital São Pedro fecha o ano com aumento de cirurgias

O Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi vai fechar o ano de 2022 registrando aumento no número de cirurgias. A administração da entidade considera este um ano de retomada e de superação, com cirurgias sendo realizadas em feriados, horários vespertinos e sábados.

O aumento ainda é em decorrência da pandemia do Covid-19, uma vez que o SUS e a rede privada estiveram e estão com uma demanda de milhares de procedimentos hospitalares em atraso.

O HBSP realizou, em parcerias com convênios e com o poder público, cada vez mais cirurgias, com o objetivo de minimizar a demanda reprimida. De 01 Janeiro à 26 de Dezembro deste ano, 4.641 procedimentos foram realizados. No mesmo período em 2021 foram realizadas 3.161 cirurgias, indicando um aumento de 46,82%.

Das 4.641 cirurgias feitas, 89,42% tem caráter eletivo, ou seja, 4.150 procedimentos, 491 foram considerados de urgência/emergência, totalizando 10,58%. Para 2023 a expectativa da administração do HBSP é dobrar a capacidade cirúrgica com o novo Centro Cirúrgico, que contará com 4 salas, Em 2023 a entidade também comemorará 90 anos de fundação.