Bento Gonçalves

SAMU passa a utilizar motolâncias, em Bento Gonçalves

Motolâncias começam a operar em Bento
Foto: Divulgação/SAMU


Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (9), a entrega de duas motolâncias, que serão utilizadas para intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu), sob regulação médica. A Unidade será composta por Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro com habilitação para condução de motocicleta e todos os pré-requisitos existentes na Nota Técnica nº 14 do SAMU Estadual.

A coordenadora do SAMU, Melissa Bonatto, salientou que de 2020 para 2022, o Samu teve um aumento de 40% nos atendimentos, representando cinco atendimentos a mais por dia. “Os veículos sob duas rodas são uma importante alternativa para atender os casos de maior urgência e são essenciais para garantir que, em meio aos desafios diários como o trânsito, o paciente tenha o pré-atendimento, agilizando o processo de estabilização em casos graves”, explica.

Os veículos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, do Deputado Federal Covatti Filho, captada pelo vereador Valdemir Antônio Marini.

A utilização das motocicletas é mista, ou seja, tanto para atendimento rápido às ocorrências clínicas, quanto às traumáticas, a fim de reduzir o tempo resposta, principalmente, nas patologias, cuja magnitude das sequelas depende do tempo de espera do atendimento. A estimativa é que chegada da motolância, em média, seja de 3 a 5 minutos antes da ambulância.