Brasil

Férias: 5 dicas para proteger a sua casa enquanto está viajando

Sabemos que viajar nas férias é ótimo, mas, sem preocupações e com tudo organizado e em segurança, é muito melhor.

Férias: 5 dicas para proteger a sua casa enquanto está viajando

Você é daqueles que quando pega a estrada para sair de férias faz milhares perguntas? Como: será que tranquei tudo? A casa está segura? Não vão esquecer de alimentar os pets? Entre tantas outras… Sabemos que viajar é ótimo, mas, sem preocupações e com tudo organizado e em segurança é muito melhor, e para que isso se concretize é importante ter alguns cuidados.

Com esse pensamento, o Portal Leouve preparou 5 dicas de segurança. Se você já adotou diversas atitudes preventivas ao longo do ano, é importante manter na sua casa ou escritório o mesmo nível de segurança nas férias.

1° TRANQUE PORTAS, JANELAS E PORTÕES

Eu sei, essa primeira dica parece tão óbvia, mas, infelizmente, ela também precisa ser dita e reforçada. Não deixe nenhuma brecha de facilidade para que criminosos possam se aproveitar de sua ausência.

Algo que pode lhe deixar mais tranquilo (a) é não colocar cadeados voltados para o lado de fora do portão, pois isso revela não haver ninguém na residência, parece bobo, mas eles prestam muita atenção em todos os detalhes na hora de escolher seu alvo.

Outra prática que pode ajudar é trancar os acessos internos para dificultar a circulação em caso de invasão, o que lhe dá tempo para tomar as providências e a chegada da equipe de segurança caso você possua.

2° APOSTE EM SEGURANÇA ADICIONAL

Um sistema de segurança residencial pode afastar de forma considerável os invasores. Sejam alarmes, luzes exteriores que funcionam com temporizadores, câmeras de monitoramento e porteiro eletrônico. Ter pelo menos alguns destes itens certamente ajudarão na segurança da sua casa.

Sistemas como esses funcionam tanto para residências quanto para apartamentos, e na maioria das vezes você pode pelo celular verificar se está tudo bem em seu imóvel, deixando suas férias ainda mais tranquilas.

As opções crescem cada vez mais em termos de tecnologia e lâmpadas com câmera embutida podem ser instaladas em pontos estratégicos da sua residência, sendo assim com um custo reduzido você deixa tudo muito mais seguro.

3° NÃO DEIXE LUZES ACESAS

É hora de acabar com aquele mito que deixar a luz acesa afastará os ladrões da sua casa. Ao passar na mesma residência por dias seguidos, os criminosos acabam por perceber a luz acesa dias e noites, o que pode indicar a ausência de pessoas na residência.

Então, o mito de que ajudaria sua casa a ficar mais segurança acaba se tornando totalmente o oposto.

4° TENHA CUIDADO AO FALAR DE SEUS PLANOS

Não conte seus planos, não espalhe sua intenção de viajar e passar dias fora de casa para todo mundo. Comentar com pessoas de confiança para que ocasionalmente deem uma olhada é uma boa ideia.

Responder a perguntas de estranhos também pode ser prejudicial, pessoas que propositalmente fazem questionamentos a fim de mostrar interesse em sua viagem, conhecer lugares onde você ficará, e quantos dias passará, podem ser estratégias para coletar informações sobre quanto tempo você pode ficar fora de casa.

Portanto, quanto estiver conversando com alguém e outra pessoa entrar na conversa com aquele interesse de apenas saber como é o lugar, se cogita sair antes dos feriados para não enfrentar transito pesado, entre outras questões, podem ser pessoas mal intencionadas apenas coletando informações da sua ausência.

5° AMIGOS DE CONFIANÇA

A quinta dica é um complemento da anterior. Para garantir ainda mais segurança, deixe uma chave reserva com pessoas de sua confiança, assim, ela pode abrir as janelas para ventilar o ar, dar uma olhada no jardim, ou simplesmente fazer algum movimento na casa.

Sabemos que essa disponibilidade de amigos e pessoas próximas está cada vez mais difícil, porém, é sempre valido tentar realizar esses movimentos, mesmo que apenas para dar uma passada esporádica no imóvel e verificar se está tudo como você deixou.

Se você mora em um condomínio, não deixe as chaves na portaria. Você também pode pedir a alguém de confiança para visitar diariamente o imóvel e recolher as correspondências.

Caso tenha um videoporteiro, deixe a campainha acionada para você ser notificado pelo celular e liberar o acesso remotamente. Assim, sua pessoa de confiança pode ser facilmente identificada e entrar na casa sem necessidade de ter uma chave para isso.

PARA FINALIZAR UMA DICA EXTRA

Parece bobo, mas, nunca deixe as chaves embaixo do tapete da entrada ou em vasos próximos à porta, os tempos podem ter mudado, mas algumas situações continuam iguais, e as pessoas mal intencionadas estão muito mais preparadas.

Os criminosos estão acostumados a reconhecer padrões, a observar movimentações, e assim perceber quais lugares estão mais fáceis de serem invadidos, todo cuidado é pouco, para cuidar do que você levou tanto tempo para conquistar.

São apenas cinco dicas, mas que podem fazer total diferença para você aproveitar muito mais suas férias despreocupado com sua família, aproveitando cada momento.

Compartilhe com pessoas próximas, amigos, familiares, assim ajudaremos o maior número de pessoas a terem seu imóvel seguro e protegido.