Caxias do Sul

Pai faz o parto da filha durante preparação de almoço de Ano Novo, em Caxias do Sul

Chegada do bebê era esperada somente para o dia 22 de janeiro; primeiro dia do ano foi com um susto bom

(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)


No primeiro dia do ano um susto “bom” ocorreu com uma família do bairro Fátima, em Caxias do Sul, que se preparava para o almoço. Era a chegada da mais nova integrante da família, que era esperada somente para o dia 22 de janeiro. Sabrina da Silva Machado, que já é mãe dos meninos Claiton Samuel, João Lucas e Luís Otávio deu à luz ao seu quarto filho em casa.

O fato ocorreu enquanto a família reunida preparava um churrasco, em comemoração ao novo ano na manhã deste domingo (01).

Sabrina acordou pela manhã junto com o marido e após alguns momentos começou a ter contrações, próximo das 12h. Lucas Claiton, o pai, chamou uma tia, técnica de enfermagem, para que prestasse os primeiros socorros antes da chegada do auxílio. Sem orientações e com o bebê apressado, o parto foi realizado pelo próprio pai na residência.

Lucas fala sobre a emoção da chegada inesperada de sua filha. Ele lembra do sentimento em poder segurar o bebê no primeiro dia do ano. “Quando eu pedi para chamarem minha tia, minha esposa deu um grito muito forte. Ela segurava minha mão e apertou bem forte. Ali eu percebi que a bebê ia nascer em casa mesmo, pois não dava tempo de pegar o carro. Saí na corrida pela cozinha, encontrei uma toalha limpa e corri no quarto. Quando voltei, minha esposa estava em trabalho de parto. Tive que ser forte e ajudar ela, pedindo forças para Deus pois não sabia se estava fazendo certo. Após os gritos fortes, a neném nasceu. Ela veio vindo nos meus braços, fui cobrindo ela na toalha e cuidando para não enrolar no cordão. A emoção foi forte depois de ver ela nos braços e sabendo que ajudei ela a nascer”, conta.

O pai também relatou que quando a tia enfermeira chegou na residência e se deparou com a cena, ficou assustada. Lucas relatou para a tia que o bebê estava bem, que já tinha chorado e respirava normalmente. Após ela se acalmar, a profissional pegou o bebê nos braços e a aí Lucas não conteve as lágrimas. “Aí que caiu a ficha pelo que eu tinha feito, ajudei minha filha nascer. Minha bebezinha nasceu no dia primeiro e nos meus braços. Ela veio para causar!”.

Após o nascimento do bebê, a família foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Geral, onde permanece mãe, pai e Maitê Luiza, a nova integrante da família.