Política

‘Clamor das manifestações é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificar como antidemocrático’, diz Mourão

Vice-presidente voltou a citar proposta de voto impresso e auditável para o sistema eleitoral

‘Clamor das manifestações é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificar como antidemocrático’, diz Mourão
Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, defendeu a legitimidade das manifestações ocorridas em Brasília – e em outras capitais brasileiras – desde o segundo turno das eleições de 2022, que confirmou a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas redes sociais, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul afirmou que o clamor dos protestos é “legítimo”, apesar das tentativas de associar os atos a episódios antidemocráticos.

O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de ‘antidemocrático‘”, escreveu Mourão.

A declaração do vice-presidente acontece dois dias depois da sede da Polícia Federal (PF) em Brasília ser alvo de ataques de manifestantes, que também incendiaram ao menos oito carros e cinco ônibus e depredaram janelas de um hotel da região.

Nesta terça, deputados, senadores e autoridades aliadas do presidente Jair Bolsonaro (PL) usaram as redes sociais para rebater as acusações de que os atos de vandalismo teriam sido cometidos por bolsonaristas. Segundo eles, os protestos de direita são caracterizados por pacificação, não por vandalismo.

Fonte: Jovem Pan