Com a realização da Prefeitura de Caxias do Sul, após dois anos de interrupção, o Casamento Comunitário voltou a acontecer e proporcionou a realização de um sonho para os casais participantes. A cerimônia, na Vila Olímpica da UCS, reuniu mais de 1200 pessoas, entre familiares, padrinhos e amigos dos noivos.
Emoção dos casais
Sob a bênção do pastor Arno Quevedo e do Frei Jaime Bettega , ao todo, 98 casais de baixa renda legalizaram a união civil de forma gratuita. Entre eles, o casal Appolinário Pereira Filho, 51, e Genéria Waibe, 55, que estão juntos há 29 anos e hoje oficializaram a união. Sorridente, Genéria declarou:
“É um sonho que eu sempre tive a vida inteira, hoje eu realizei”. E o noivo, Seu Appolinário, mencionou que fez a escolha certa. “Foram altos e baixos, mas eu sei que o que eu estou fazendo é o certo. Se em 29 anos não tivesse dado certo, não estaria aqui”.
Em seu pronunciamento, o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, agradeceu os apoiadores e mencionou a soma de esforços para que o evento acontecesse:
“É um trabalho em conjunto. É uma grande bênção para cada um de vocês que estão celebrando esse momento especial. A partir de hoje, vocês saem com um documento que garante a união”.
A juíza e diretora do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Dra. Joseline Pinson de Vargas mencionou a satisfação do Poder Judiciário em unir-se com a Prefeitura e demais apoiadores para proporcionar mais essa edição do Casamento Comunitário, destacando a atuação incansável dos envolvidos e desejou alegrias aos noivos.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, cumprimentou a organização e saudou os noivos.
“Que o casamento de hoje seja a consolidação de um sonho mas também o início de uma nova etapa de muita alegria e muitas realizações, um evento verdadeiramente duradouro. Como prefeito me sinto honrado de estar aqui testemunhando essa união de pessoas que fizeram um pacto em comum, de uma vida compartilhada, e que hoje enfim oficializam” destacou o prefeito.
Também prestigiaram o evento a vice-prefeita Paula Ioris, a presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa, e os vereadores Renato Oliveira e Zé Dambrós.
Projeto já completou mais de mil casais
Desde 2005, o evento já contemplou mais de mil casais que recebem até três salários mínimos e meio por mês. Em sua última edição, em 2019, 110 casais regularizaram a união. A iniciativa também é promovida pela União de Associações de Bairros (UAB), Foro da Comarca de Caxias do Sul, dos cartórios de Registro Civil e com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Caxias do Sul, Câmara de Vereadores e Sindicato dos Metalúrgicos.