Comportamento

OI é citada como a principal responsável pelos cabos obsoletos em Farroupilha

Ações para a retirada de fios em excesso já foram realizadas no município

FIAÇÃO
Foto: Cristiano Lemos

Após um trabalho que iniciou em abril de 2021, liderado pelo vereador Gilberto do Amarante, referente a poluição visual causada pelo excesso de cabos junto a rede elétrica na cidade, constatou-se que a OI é a empresa com o maior número de casos envolvendo cabeamentos obsoletos. Inclusive ações para a retirada desses fios já foram realizadas.

Desta forma, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (6), a emissão de uma Moção de Apelo para a empresa solicitando-a para executar a retirada dos cabos, a fim de evitar acidentes com a viação baixa e possíveis rupturas de serviços de energia e telecomunicações.

Conforme a Moção, uma parceria entre os Poderes Executivo, Legislativo, RGE e empresas de internet, levou a realização de mutirões para alinhamento dos cabos em ruas centrais, onde foram retirados cerca de 50% da fiação conectada aos postes, tornando a via mais harmoniosa visualmente.

A moção se torna uma ferramenta de apoio a Lei Municipal 4.252 de 2016, onde obriga o responsável pelos postes (no caso a RGE) a realizar o seu ajustamento, permitindo-a notificar as empresas de telecomunicações que também utilizam o poste sobre o excedente de fios nas vias públicas.