Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: publicado o decreto de situação de emergência

decreto
Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM

A Prefeitura de Bento Gonçalves publicou no Diário Oficial, o Decreto 11706/2022, que declara situação de emergência nas áreas afetadas pela chuva que atingiu o município na noite da última sexta-feira (02).

O Decreto, com validade de 180 dias, autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes da Administração Pública Municipal, para que atuem nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas. De acordo com a publicação, será autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação
de recursos junto à comunidade, sob a sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Após a chuva, diversos pontos da Capital do Vinho sofreram danos, com alagamentos, desmoronamentos, rompimento de tubulação, destruição parcial e total de moradias, entre outros problemas. Dentre os bairros afetados, estão o São João, Santa Rita, Santa Marta, Eucaliptos, Vila Nova, Barracão, São Francisco, Borgo, Fenavinho, Licorsul, Imigrante, Zatt, Glória, Licorsul, Aparecida, Cohab, Fátima, Santa Helena, Cembranel, São Roque e Loteamento Zanetti.

O Poder Público informou que durante a semana será realizada a retirada da pedra que bloqueia parcialmente a Rua Aristides Bertuol, trecho municipalizado da ERS-444. Também estão sendo realizados trabalhos na região do acesso ao bairro Santa Rita através da BR-470, onde o asfalto cedeu, resultando em uma grande cratera.