Comportamento

Na Ucrânia, mais de 500 localidades continuam sem energia elétrica após bombardeio

Em pleno inverno forte na região, população é afetada desde as últimas semanas

(Foto: ANATOLII STEPANOV / AFP)
(Foto: ANATOLII STEPANOV / AFP)


Na Ucrânia são mais de 500 localidades que continuam sem energia elétrica neste domingo (04), após os diversos bombardeios russos das últimas semanas, afetando a infraestrutura de energia do páis, informado pelo ministério do interior.

“O inimigo continua atacando as infraestruturas essenciais do país. Atualmente, 507 localidades de oito regiões de nosso país estão sem fornecimento de energia”, declarou o vice-ministro do Interior, Yevgeniy Yenin. “A região de Kharkiv é a mais afetada, com 112 localidades isoladas. Nas regiões de Donetsk e Kherson mais de 90; na região de Mykolaiv 82; na região de Zaporizhzhia 76; na região de Lugansk 43″, explicou.

As autoridades ucranianas fizeram um apelo no sábado (03) para que a população tente “aguentar” a deterioração das condições de vida.

“Temos que aguentar”, afirmou o governador da região Mykolaiv (sul), Vitaliy Kim. Os ucranianos ficam sem energia elétrica e calefação por várias horas em um dia e as dificuldades são cada vez mais intensas, pois as temperaturas estão abaixo de zero há alguns dias.

A perspectiva de novos bombardeios russos contra a rede de energia ucraniana provoca o temor de um inverno especialmente complicado para a população e uma nova onda de civis em busca de refúgio fora do país.

Com informações AFP