Comportamento

Vereador questiona projeto que entrega Balneário Santa Rita à iniciativa privada em Farroupilha

Segundo p parlamentar a prefeitura estaria entregando um cheque em branco para a empresa vencedora da licitação

Balneário Santa Rita
Foto: Arquivo/Leouve

O vereador de Farroupilha, Juliano Luiz Baumgarten (PSD), tem questionado o projeto enviado pela prefeitura que prevê a entrega da área onde se encontra o Balneário Santa Rita à iniciativa privada pelo prazo de 25 anos, prorrogável por mais 25 anos, tendo em contrapartida os cuidados e manutenção do parque. O objetivo do projeto é a revitalização do local e o seu uso como área de lazer e turismo.

Conforme Baumgarten, a prefeitura estaria entregando um “cheque em branco” para uma empresa. Ele alega que o tempo de concessão é muito grande e que deveria ser repensado. Outro ponto levantado pelo vereador é que parte da área que hoje é usada pela fauna e pela flora estaria dentro do projeto entregue.

Ele alega que atual estado do balneário é fruto de uma concessão antiga e feita de forma errada, onde não houve a contrapartida de quem deveria cuidar e nem a cobrança por parte do poder público.

No passado, em um projeto apresentado pelo então secretário do Meio Ambiente e hoje vereador Tiago Ilha, havia a expectativa de que o Belneário Santa Rita fosse transformado em uma Unidade de Conservação Ecológica. Conforme Juliano, este seria um dos caminhos que poderiam ser seguidos.

“Eu estive falando com técnicos que desenvolveram esse projeto, bem com o Tiago Ilha sobre a Unidade de Conservação Ambiental. Eu recebi registro fotográficos que mostram que ali, por conta de toda essa mata e ecossistema que se desenvolveu, acabou virando um ponto de passagem de diversos animais. Temos registros de aves que em muitos lugares eram consideradas extintas. Umas de passagens e outras permanentes que usam as marrequinhas como alimento. Além de outros animais, como capivaras, lontras, enfim. Então não podemos apenas limpar e trocar a ponte e deu. è muito mais complexo”, disse.

O parlamentar sugere que a prefeitura pense em um projeto que vise a preservação ambiental do Balneário.

Ele diz que tem mantido conversas sobre a situação do Balneário Santa Rita com a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapam), mas que a associação tem tido pouco envolvimento com a proposta.

A sugestão de Baumgarten é que o projeto, que já tramita na Casa Legislativa e já teve o parecer favorável pelo Departamento Jurídico, seja retirado de pauta e melhor avaliado.