Caxias do Sul

Fiscalização aponta que não ocorre superlotação nos ônibus da Visate, em Caxias do Sul

Secretaria de Trânsito fiscaliza lotação de ônibus nas EPIs Floresta e Imigrante

Vereador quer pagamento via Pix como opção no transporte coletivo em Caxias do Sul
Foto: Rodrigo Rossi/divulgação

Nesta segunda-feira (28), as equipes da Fiscalização de Trânsito e Transportes atuaram na contagem de passageiros nas Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante, simultaneamente, em resposta às denúncias de usuários de Caxias do Sul. Conforme o levantamento e contagem não houveram registros de excesso de passageiros. Apesar disso a fiscalização ao excesso de usuários no transporte coletivo público urbano se mantém ativa, tanto quanto ocorreu no período em que o contágio pelo coronavírus se encontrava elevado, nos anos 2020 e 2021.

Números da fiscalização nos ônibus

Nesta segunda-feira, o maior percentual de lotação registrado foi de 85%, no ônibus da linha L56 – Reolon no horário das 7h14. Uma denúncia recorrente que a SMTTM recebe é de lotação excedente na linha TR01 – Troncal. Entretanto, os números não condizem com a realidade. A maior lotação da linha nesta segunda-feira foi de 75% no horário das 7h20, com 68 pessoas sentadas e 56 pessoas em pé, totalizando 124 usuários. O veículo em questão tem capacidade para até 166 usuários.

O diretor-geral da SMTTM, Cleberson Babetzki, acompanhou as ações. Ele explica para que haja excesso de lotação é preciso que o montante de pessoas presentes no veículo supere o total de passageiros permitido. Cada ônibus tem sua própria capacidade. As fiscalizações acontecem diariamente.