Caxias do Sul

Segue até este sábado a semana do doador de sangue em Caxias do Sul

Ação, que teve início na última segunda-feira, é promovida pelo Banco de Sangue da cidade

Segue até este sábado a semana do doador de sangue em Caxias do Sul - Fernando FrazãoAgência Brasil
Segue até este sábado a semana do doador de sangue em Caxias do Sul (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com o tema “Sangue torcedor – esse álbum salva vidas”, a semana do Doador de Sangue em Caxias do Sul segue até o próximo sábado (26). A atividade, promovida pelo Banco de Sangue da cidade, é alusiva à Copa do Mundo, e como forma de agradecimento, será criado um grande álbum virtual de figurinhas, onde os craques estampados serão os doadores, além da entrega do adesivo “Artilheiros da Vida” como medalha.

“Esta é uma maneira de promover a importância da doação de sangue e estimular essa prática na comunidade, não somente durante esta semana especial, mas sim no ano todo. Temos a expectativa de realizar cerca de 300 coletas durante a campanha, lembrando que para cada doação, são três vidas salvas”, explica a Gerente Operacional, Claudineia Souza. Dessa forma, quem doar sangue nesta semana receberá uma camiseta de brinde e um lanche especial.

O horário de atendimento durante a Semana do Doador será das 7h30 às 16h nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de novembro. Somente no dia 24 de novembro, devido ao jogo do Brasil, o horário será das 7h30 às 13h30. O Banco de Sangue de Caxias do Sul fica na Rua Garibaldi, 476, 1º andar (Ed. Centro Médico Pasteur) Centro.

Outras atividades 

Além de manter a coleta de sangue de doadores em sua sede, atualmente, um dos seus principais diferenciais é o projeto “Parceiros do Bem”, em que o Banco de Sangue vai até o doador. Este modelo de coleta externa é realizado desde 2003 em empresas e hospitais da região, incentivando a cultura da doação de sangue e do voluntariado. De acordo com Claudineia, a atividade se intensificou com a pandemia.

“O maior desafio para a doação é o tempo. Sentimos o aumento da necessidade deste serviço, além da mobilização para atingirmos lugares menores e mais distantes. A coleta externa foi fundamental para a garantia dos estoques durante a pandemia. Os doadores se sentem motivados e engajados quando doam na sua comunidade, como também pelo acesso facilitado”, aponta.

Em 2021, foram realizadas 20.738 coletas no total, sendo 2.654 delas externas, resultando em um aumento de praticamente o dobro em relação a 2020, sendo 1.309 fora do Banco de Sangue. Para 2023, a proposta é intensificar as coletas externas em empresas e hospitais.

Pré-requisitos para doar

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.

• Pesar mais de 50 kg.

• Estar bem de saúde e bem alimentado.

• Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação).

• Jovens de 16 e 17 anos podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhada de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável.

Impedimentos

Temporários

Febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, tatuagem e piercing.

Definitivos

Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.