Emprego e Carreira

7 dicas para aprender a falar inglês

7 dicas para aprender a falar inglês

Se você, assim como tantas outras pessoas inseridas no mercado de trabalho, já se perguntou sobre como ganhar mais dinheiro, saiba que aprender a falar inglês é uma forma de agregar mais valor ao seu trabalho e crescer em sua própria carreira.

Em um mundo globalizado, onde os mercados cada vez mais convergem no universo digital, aprender inglês – a língua franca da cultura e negócios mundial – significa novas oportunidades de ganhos e desafios.

Por isso, saber falar inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito para aqueles que almejam ir além e conquistar um lugar ao sol – especialmente no Brasil, onde apenas 1% da população fala inglês.

A seguir, elaboramos uma lista com algumas dicas valiosas para superar o medo e aprender de vez a se comunicar no idioma mais utilizado em todos os continentes. Confira!

1- Inclua o inglês no dia a dia e faça sua rotina bilíngue
A primeira dica é também o primeiro passo para aprender a falar qualquer novo idioma. Assim como você está rodeado de situações e contextos com seu idioma nativo, o português, você deve buscar cercar-se com o maior número de oportunidades de “viver” a língua inglesa em sua rotina.

E não, isso não quer dizer que você precise dedicar horas e mais horas exclusivamente para o inglês, mas sim que você deve incorporá-lo aos seus afazeres.

Quer alguns exemplos de como fazer isso? A próxima lista de compras de supermercado que você fizer, escreva em inglês o nome de cada item. Quando estiver escutando uma música, procure ler e acompanhar com a letra original, ou mesmo a traduzindo.

Você também pode começar a assistir vídeos no Youtube e séries e filmes na televisão com legenda e áudio em inglês, colocar post-its com o nome em inglês de itens ao seu redor e até mesmo tentar formular mentalmente frases no idioma.

2- Estude diariamente (ou com a maior frequência que puder)
O hábito de estudos é importante para acelerar o processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos. Estudar diariamente é um dos métodos mais eficientes para se aprender qualquer idioma, inclusive o inglês.

A rotina de estudos também está ligada a primeira dica, que é a de incluir o novo idioma em seu cotidiano. Se você fizer isso a todo momento, nos estudos e nas horas livres, certamente terá uma dinâmica muito mais eficiente de aprendizagem.

A disciplina de estudos está muito ligada ao ambiente em que ele é realizado, bem como à organização. Por isso, se você almeja estudar diariamente a língua inglesa, é importante escolher um espaço ideal para estudar.

Ele deve ser tranquilo, confortável, bem iluminado, silencioso e, claro, organizado. Ao seguir todas essas recomendações, você garante que terá o mínimo de distrações possíveis para te atrapalhar.

Estudar diariamente também oferece outra vantagem: você pode passar menos tempo fazendo isso. Afinal, com estudos diários, o aprendizado fica dividido em mais aulas, o que te possibilita estudar, por exemplo, apenas 30 minutos por vez. Mas, claro, para realizar isso, é importante ter um cronograma bem estruturado com os conteúdos que precisam ser abordados.

3- Mude o idioma de seus gadgets para inglês
Celular, computador, tablet, televisão, smartwatch. O que tudo isso tem em comum? O fato de você poder alterar o idioma de utilização para o inglês. Desta forma, você pode ampliar seu vocabulário e se familiarizar com novas situações no idioma, como realizar ajustes, trocar o papel de parede ou visualizar notificações.

No começo, tarefas que eram realizadas de forma automática em seus gadgets irão demandar um tempo maior de leitura e interpretação. Mas não desista! Isso faz parte do processo, e é natural que seu cérebro demande um pouco mais de tempo para entender que notificações e menus agora estão em outro idioma.

4- Escute músicas em inglês
Essa dica já é realizada por muitas pessoas que, frequentemente, sequer almejam aprender inglês. O fato é que esta é a língua predominante na cultura de massas global e, portanto, está presente de forma massiva na música, bem como no cinema, televisão e até mesmo livros.

Portanto, nossa recomendação é que você continue escutando músicas em inglês, mas com uma escuta mais ativa. O que isso significa? Procure prestar atenção no que é cantado. Repare como é dito, a formação das sentenças e, por que não, nos sotaques.

Ao fazer isso, você estará ampliando o vocabulário, treinando a pronúncia e praticando a escuta. Sem contar que esta também é outra forma de incluir o inglês no dia a dia.

Para potencializar seu aprendizado com músicas, você pode criar playlists, escutar rádios e até sair da sua zona de conforto: que tal explorar novos artistas e estilos? Se você optar por escutar rádios americanas ou britânicas, além das músicas, terá oportunidade de aprender com os locutores e até mesmo com os anúncios publicitários.

5- Leia em inglês
Sabemos que o Brasil é um dos países com menor índice de leitores frequentes do mundo. No entanto, esta cultura deve ser mudada, e você pode começar fazendo isso em inglês.

A leitura é um dos principais métodos para aprender inglês mais rápido, ajudando na sua evolução. E olhe só, incluir o hábito de ler no cotidiano é mais simples do que parece.

Na internet você encontra diversos sites onde pode baixar livros gratuitos, clássicos da literatura, em inglês. É importante, no entanto, que você comece por obras mais simples, incluindo literatura infantil, para depois evoluir para obras mais densas e complexas.

Ler, principalmente em dispositivos como smartphones, tablets e o famoso Kindle, é prático e pode ser feito a todo momento, incluindo aquela longa fila de espera em supermercados ou aguardando sua vez de ser atendido em consultórios médicos.

Se você definitivamente não quer se debruçar em livros, existem também alternativas. Que tal realizar uma leitura mais curta e rápida?

Você pode fazer isso com artigos da internet, notícias, e até mesmo posts em redes sociais como Instagram e Twitter. Essa dica é ótima para aprender também gírias e expressões informais, além de possibilitar a interação nos comentários.

6- Converse em inglês
A conversação é parte fundamental no aprendizado de qualquer idioma e, com o inglês não é diferente. Afinal, quando você coloca as palavras para fora, está fazendo um esforço mental maior do que apenas formulá-las na cabeça, além de, ainda, estar praticando a fonoaudiologia de um idioma com pronúncias completamente diferentes da língua portuguesa.

A dinamicidade de uma conversa também permite explorar ao máximo o seu vocabulário, já que as respostas são imprevisíveis e você precisa articular novos pensamentos a todo instante.

Você pode fazer isso sem precisar sair de casa ou fazer um intercâmbio caríssimo. Para tanto, existem aplicativos e sites disponíveis na internet que te conectam com outros estudantes e até mesmo professores para praticar a conversação de forma prática e segura.

Além da prática do novo idioma, o speaking também é uma forma de autoavaliação, pois permite que você perceba com maior clareza os seus pontos de melhoria, concentrando, assim, seus próximos estudos neles.

E caso não seja possível realizar conversação com outras pessoas, mesmo online, não se desanime. Você pode falar sozinho! Sim, sabemos que a ideia, à primeira vista, soa maluca. Afinal, ninguém gosta de sair falando sozinho outro idioma pela casa. Mas acredite: quando você superar a estranheza, encontrará nesse hábito um grande aliado.

Para tanto, você pode criar situações hipotéticas consigo mesmo e elaborar as respostas com base nisso. Essa técnica possui até mesmo nome próprio: é a “shower conversations”, ou, em bom português, conversas de banho.

7- Utilize a tecnologia para aprender a falar inglês
Nossa última dica pode até soar óbvia para alguns, mas para tantos outros é imprescindível.

Assim como você utiliza a tecnologia para fins de lazer e diversão, você também pode (e deve) utilizá-la para deixar seus estudos ainda mais eficientes e práticos.

Seja em áudio, vídeo ou até mesmo e-books, a tecnologia tem muito a oferecer na hora de te ajudar a aprender inglês. Quer um bom exemplo? Que tal começar a escutar podcasts em inglês?

Disponíveis nas mais variadas plataformas digitais, os podcasts são conteúdos em áudio que podem ser consumidos em qualquer lugar e de forma intermitente. Assim como falamos na dica de escutar músicas e programas de rádio, o podcast se soma como mais uma ferramenta poderosa.

E não pense que você ficará refém de podcasts sobre temas que você não entende ou não tem interesse. No Spotify, por exemplo, existem milhares de opções sobre os mais variados assuntos, que vão desde cinema e literatura, passando por gastronomia, terror e história.

Se você ainda não se sente preparado para escutar um programa de podcast em inglês, fique tranquilo: existem alternativas excelentes dentro dos podcasts. Trata-se dos programas voltados para iniciantes, aqueles que estão dando os primeiros passos nos estudos. Geralmente mais curtos e com temas simples, a cadência da conversação também é mais lenta, e não raro, você encontra transcrição de tudo o que é dito, para que você possa compreender de forma prática.

Se você ainda utiliza mais livros impressos para estudar do que qualquer outra ferramenta tecnológica, é hora de repensar sua metodologia.