Caxias do Sul

Obras de esgotamento sanitário deixa trânsito parcialmente bloqueado no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul

Estão sendo implantados mais de 18 mil metros de tubos para atender 16 mil pessoas

Obras de esgotamento sanitário deixa trânsito parcialmente bloqueado no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul
Foto por Andréia Copini


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) dá sequência às obras de implantação de redes coletoras de esgoto do tipo separador absoluto no Bairro São Pelegrino e arredores. A empresa responsável pela obra, a Construtora CFO, trabalha na Rua Vinte de Setembro, entre as ruas Feijó Júnior e Coronel Flores. A autarquia alerta os motoristas que o trânsito está interrompido na faixa do estacionamento, e por alguns momentos máquinas e trabalhadores podem utilizar a pista de rolamento para manobras, e intervenções no passeio público. A rede será implantada em ambos os lados da via, ocasionando bloqueios parciais do trânsito.

Investimento de R$ 8 milhões

Até o momento, já foram implantados 7,4 mil metros de tubos, o que representa 41% dos trabalhos. Ao todo, está programada a instalação de 18.114 metros de canos de PVC de 150mm de diâmetro, em um investimento de R$ 8 milhões, que atenderá 6.242 economias da região, o que representa, aproximadamente, 16 mil pessoas.

A obra faz parte do planejamento de ampliação das redes coletoras de esgoto do tipo separador absoluto e seu principal objetivo é a conservação dos recursos naturais da região, com a coleta dos efluentes gerados na região do Bairro São Pelegrino, direcionando-os para a Estação de Tratamento de Esgoto Tega.

80% do esgoto gerado é tratado em Caxias do Sul

É também mais um investimento da autarquia para alcançar a meta do Marco Legal do Saneamento, que estabelece que até dezembro de 2033 todos os municípios brasileiros tratem 90% do esgoto gerado e forneçam água potável para 99% da população. No momento, a autarquia coleta, afasta e trata 80% do esgoto gerado em Caxias do Sul.

O Samae reforça que o índice de tratamento de esgoto só será ampliado se os usuários conectarem as tubulações dos imóveis às redes do Samae. Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelo número 115, plantão 24h.