Caxias do Sul

Vereadores caxienses criticam abandono das escolas estaduais

O vereador Adriano Bressan/PTB apontou o descaso do governo do Estado para com a infraestrutura dos educandários

Vereadores caxienses criticam abandono das escolas estaduais
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Reformas e o abandono em escolas estaduais, localizadas em Caxias do Sul, foram cobradas na sessão da última quarta-feira (16) pelos vereadores de Caxias do Sul. Na tribuna do legislativo caxiense o vereador Adriano Bressan/PTB (foto),  apontou o descaso do governo do Estado para com a infraestrutura dos educandários. As manifestações foram colaboradas por parlamentares de outras bancadas, como do PT, PDT e PSB.

Escola Estadual Cristóvão de Mendoza

Ele citou, sobretudo, a Escola Cristóvão de Mendoza, cujo auditório se encontra interditado há mais de dez anos. De acordo com o vereador, o assunto já foi pauta nas edições do Câmara Vai aos Bairros, quando assessorias de deputados, segundo, teriam prometido uma resolução em 30 dias. Citou que os mesmos problemas estruturais se repetem na Escola Alexandre Zattera.

O petebista referiu que foram aplicados R$ 9,5 mil em pequenos ajustes. “Isso é brincar com o dinheiro público, porque a obra em si não sai”, lamentou Bressan.

Escola Estadual Imigrante

Outro denúncia foi em relação a parte do muro da Escola Estadual Imigrante, no bairro Cruzeiro em Caxias do Sul, acabou cedendo e caindo em 2019. A situação causa desconforto nos alunos e professores do colégio, bem como na rua, tendo em vista que as pedras caíram sobre a calçada e uma grande quantidade de mato acabou crescendo, gerando transtornos aos pedestres e no fluxo intenso de veículos.

A escola está localizada na Rua Antônio Degasperi, esquina com a Professor Jeronimo Ferreira Porto, sendo esta a rua onde o muro está caído. Os pedestres que passam pelo local precisam sair da calçada e andar pela rua devido à situação, a qual obstrui a passagem.

Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias