Entre a próxima quinta-feira (17) e a sexta-feira (18), Bento Gonçalves sediará o XI Seminário da Polícia Civil. O evento reunirá cerca de 400 delegados e agentes da Polícia de diversos locais do país para seis painéis. Com o tema Novas tecnologias aplicadas à investigação criminal o encontro ocorrerá no Dall’Onder Grande Hotel, no bairro São Bento.
O Chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, que encerrará o XI Seminário da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, destaca o tema proposto para o seminário “a escolha de um seminário cujo tema aborde o uso da tecnologia no cotidiano policial se da num momento ímpar, em que já não se imagina mais as práticas de polícia judiciária desassociadas dessas novas tecnologias de informação. A decodificação e a interpretação de dados, por exemplo, já se provaram peças fundamentais na construção do inquérito policial e, ainda mais importante, no indiciamento de suspeitos”.
Para o seminário, especialistas em diversas áreas de atuação e investigação da Polícia Civil realizarão painéis mostrando o que tem sido feito no Brasil. Um dos destaques é a presença de um agente federal que é adido do FBI. Além deste, peritos forenses, agentes especialistas em lavagem de dinheiro, narcotráfico e outros núcleos.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, no primeiro dia, as atividades iniciam com o painel “Criptoativos e Investigação Criminal Tecnológica”. Na sequência, ocorre o painel “Ferramentas Tecnológicas Úteis à Investigação Policial“. Na parte da tarde os presentes participarão de um caso prático sobre “Aplicação de Novas Tecnologias na Investigação Criminal“. O quarto painel será “Meios Eletrônicos na Inteligência Policial Judiciária“. As atividades do primeiro dia se encerram com painel sobre “aliciamento de crianças e adolescentes em redes sociais para a autoprodução de CSAM“. O segundo e o último dia do encontro será marcado pelo painel “A investigação na Dark Web“.