Bento Gonçalves

Com previsão de crescimento nas vendas, Black Friday deverá movimentar comércio de Bento Gonçalves

CDL e Fecomércio refletem sobre a data no cenário municipal e nacional

Black

No próximo dia 25 de novembro acontece em todo o Brasil a Black Friday. A data, que desde 2010 vem ganhando espaço no país, marca a abertura da temporada de compras da reta final de ano, e, principalmente o Natal. Em Bento Gonçalves muitos empreendedores já se preparam para o dia com promoções e condições especiais aos clientes. 

Assim como nos anos anteriores a Black Friday registra previsão de crescimento na participação tanto de comerciantes quanto de clientes. Além da popularização esperada, Daniel Amadio, Vice-presidente da Fecomércio Rio Grande do Sul, aponta que neste ano a Copa do Mundo será um dos motores por trás da força na data. Ainda segundo ele, atualmente a última sexta-feira de novembro é uma das cinco maiores datas do ano para o comércio.

Esse ano eu acredito que os números serão interessante porque saiu uma pesquisa da Confederação Nacional, a nível Brasil, informando que poderá haver um crescimento de 1,3% em relação ao ano passado, levando em consideração que de agosto a setembro houve um crescimento de vendas de 1,1% e também levando em consideração que a Black Friday vai estar muito próxima da Copa do Mundo, que é outro fomentador de vendas, outro evento que acontece e acaba gerando consumo” salienta.

CDL de Bento Gonçalves incentiva comércio local

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves tem trabalhado junto aos empreendimentos locais para incentivar a adesão da Black Friday. Desde o início do mês de novembro, a CDL-BG distribui materiais temáticos da campanha para chamar a atenção do consumidor.

Estamos em um mês marcado pela Black Friday, uma das mais importantes campanhas para o comércio, com muito potencial de vendas. E a CDL-BG está fortalecendo uma campanha de coalização do comércio local em torno dessa mobilização global. É um convite para que o lojista bento-gonçalvense faça parte desse movimento e ajude a fortalecer os estabelecimentos do município. Com o engajamento de todos, temos a certeza que será uma Black Friday histórica e de muitos resultados positivos”, destaca o presidente da entidade, Marcos Carbone.

Com quase duas semanas para o dia 25 de novembro, data da Black Friday, diversos estabelecimentos comerciais de Bento Gonçalves já apostam em cartazes e “esquenta” para o dia.

Consumidores aderem cada vez mais a Black Friday

A perspectiva otimista para esse ano se justifica pelo aceno do consumidor em investir em compras nesse período. Segundo estudo realizado pela plataforma Reclame Aqui, cerca de 50% dos consumidores indicaram que pretendem adquirir algo na campanha. O número é quase o dobro dos que afirmaram que compraram algo na edição passada (25,7%). Entre os motivos pelas compras na Black Friday estão os bons preços praticados pelos lojistas, a organização financeira para ter a possibilidade de compras nessa data e a proximidade com o Natal.

Grandes empresas apostam na data, pequenos comerciantes ainda têm receio

Grandes companhias do Brasil e mundo já aderem a Black Friday regularmente, todavia, os comerciantes locais, de pequeno porte, ainda têm receio uma vez que a data é muito próxima do Natal e pode acabar conflitando com as promoções de dezembro. Daniel Amadio aponta que uma alternativa que tornaria esta sexta-feira ainda mais interessante para o empreendedor local seria a antecipação da data.

Vejo que as grandes magazines, grandes players, apostam muito nisso [Black Friday]. O pequeno comerciante, ele é um pouco receoso, porque acha que é muito próximo do Natal e acaba conflitante. Acharia, sim, que nós deveríamos repensar se não é interessante, de repente, puxar a Black Friday para algo mais perto da Semana da Pátria. Alguma coisa do gênero, que é uma data que fica meio ociosa. Mas isso depende do movimento nacional. É muito, algo muito complicado.”

Leia mais sobre a Black Friday 2022

Black Friday deve movimentar mais de R$4 bilhões em 2022 no Brasil