Caxias do Sul

Caxias do Sul passa a oferecer exame auditivo gratuito à rede municipal

Aferição do TPAC, que não faz parte da tabela SUS, será feito em parceria com a Faculdade Fátima

Caxias do Sul passa a oferecer exame auditivo gratuito aos alunos da rede municipal
Caxias do Sul passa a oferecer exame auditivo gratuito aos alunos da rede municipal (Foto: Samuel Maciel/Divulgação)

A partir da segunda quinzena de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul, por meio de uma parceria inédita com a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, passa a oferecer gratuitamente o exame de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) a todos os matriculados. O serviço estará disponível durante todo o período letivo, ou seja, até a primeira quinzena de dezembro de 2022, com retorno em fevereiro de 2023.

Como a atividade conta com participação das acadêmicas de fonoaudiologia da Faculdade Fátima, o calendário de atendimentos coincide com o de aulas. A partir do resultado do exame, que verifica ou não eventuais anormalidades na capacidade auditiva, se encaminha o estudante para tratamento via Unidade Básica de Saúde (UBS).

“É diferente de um exame de surdez, por exemplo, que é o mais conhecido e está coberto pelo SUS. O exame do Processamento Auditivo Central se refere ao conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para compreender o que ouve”, explica a fonoaudióloga Anelise Andrade, integrante do Comunicar – Núcleo de Fonoaudiologia da SMED.

Recentemente, pesquisas têm constatado a relação do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) com dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem.

“A possibilidade de disponibilizar este exame gratuitamente na rede municipal de ensino é um achado muito positivo para a educação. Muitas vezes os profissionais se veem limitados nas intervenções com os estudantes, cuja evolução dos aspectos da aprendizagem está comprometida em função da alteração do Processamento Auditivo Central. Há estratégias cientificamente comprovadas de reabilitação das habilidades auditivas alteradas, possibilitando um melhor desempenho escolar”, comenta a diretora Pedagógica da SMED, Paula Martinazzo.

O transtorno pode ser tratado com terapia fonoaudiológica específica, disponível via SUS, porém, para isto, é necessária a Avaliação do Processamento Auditivo Central (APAC) que aponta as habilidades auditivas comprometidas e sugere condutas necessárias.

“Quem faz a solicitação do exame é o médico ou profissional de fonoaudiologia e a escola, por meio de uma ficha, faz o encaminhamento. É uma simples série de testes, não dói nada. Se for percebida alguma alteração, se encaminha o estudante para terapia fonoaudiológica na rede municipal de saúde”, informa a fonoaudióloga Anelise Andrade.

Encaminhamentos

  • O estudante deve possuir solicitação médica ou fonoaudiológica para realizar a Avaliação do Processamento Auditivo. A solicitação deve ser entregue à escola pelo responsável do estudante;
  • A escola preenche a ficha de encaminhamento para a avaliação, disponível na página do COMUNICAR no Portal da Educação e anexa a solicitação entregue pelo responsável;
  • A escola entrega a documentação, de forma física, no Setor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação para as fonoaudiólogas do COMUNICAR e aguarda o contato para o agendamento do exame.

Orientações gerais para o exame

  • O exame pode ser realizado apenas em crianças a partir dos sete anos de idade;
  • Ir bem alimentado e descansado;
  • A criança não pode estar gripada no dia do exame;
  • Caso a criança faça uso de medicações contínuas, utilizar a medicação normalmente no dia do exame;
  • O exame é realizado em um único dia, mas com duas sessões com duração de 1 hora e 30 minutos cada;
  • Comparecer no horário marcado, acompanhado do responsável, com os exames audiológicos (se possuir).