Cidades

Polícia Civil realiza treinamento de atendimento médico tático em Garibaldi

Policiais de diversas cidades participaram do curso

Imagem: Polícia Civil / Divulgação
Imagem: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil realizou na última semana um curso de atendimento médico pré-hospitalar tático em Garibaldi. Na ocasião, ao longo de dez horas, inspetores, escrivães e delegados de DPs de Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul aprenderam na teoria e prática sobre o tema.

Conforme a Polícia Civil, a ideia do projeto é permitir que o agente possua condição de minimizar a chance de morte até evitá-la através de técnicas modernas de atendimento de feridos por projetil de arma de fogo e/ou arma branca até o hospital.

O delegado Renato Nobre Bias, titular da 1º Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves destacou que a formação ocorreu através de uma iniciativa das DPs da região. A Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Acadepol) foi o órgão que disponibilizou os dois professores. Estes tutores são inspetores de polícia com graduação em enfermagem, e possuem vasta experiência em entendimento de urgência e emergência como ex-integrantes dos Bombeiros e do Samu.

“(…)Os confrontos armados podem ocorrer a qualquer momento, razão pela qual faz se necessário o preparo do policial para socorrer a si ou a um outro colega em caso de ferimentos provocados por arma de fogo, arma branca, buscando sempre evitar a morte” conta.

Imagem: Polícia Civil / Divulgação

O treinamento foi realizado junto ao Clube de Caça e Pesca Santo Huberto, localizado na Linha Tamandaré, em Garibaldi. No local, além da teoria, os participantes puderam trabalhar com a prática.

O curso oportunizou conhecer teoria e prática para contenção de hemorragias massivas, combate ao pneumotórax, bem como as demais consequências causadas por traumas severos. Além disso, o treinamento ensejou os cuidados necessários para a extração do ferido em local de confronto armado e a condução ao hospital” relembra o delegado.

Imagem: Polícia Civil / Divulgação

O curso de atendimento médico pré-hospitalar tático deve acontecer em outras regiões do Rio Grande do Sul.