Brasil

Avião da força aérea desaparece em Santa Catarina na tarde desta sexta-feira

Buscas estão sendo feitas na região de Canelinha e Tijucas, última localização da aeronave antes de perder o sinal

(Foto: FAB/Divulgação)
(Foto: FAB/Divulgação)

Uma aeronave do modelo T-25 desapareceu em uma localidade próxima aos municípios de Canelinha e Tijucas em Santa Catarina por volta das 16h40min desta sexta-feira (04). O último contato do piloto com o radar aconteceu nesta região e depois se perdeu o sinal da aeronave. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e piloto dos Arcanjos, Diogo Bahia Losso, contou que recebeu um pedido de ajuda da Salvaero, que é uma unidade de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) em Curitiba, relatando a possibilidade de queda desse modelo, que é um avião de instrução da Academia da FAB.

Duas aeronaves voavam juntas

“Era um voo de duas aeronaves, mas uma pousou em Florianópolis, esclareceu. Losso disse que o helicóptero Arcanjo 05, de Florianópolis, que atua em buscas e salvamentos, junto com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram buscas no local, mas ainda nada foi avistado devido às condições climáticas desfavoráveis para condições de voo e de visibilidade. Até o momento, as únicas informações recebidas foram pela Salvaero, sem registros de atualizações fornecidas pela comunidade civil.

O militar afirma que todos os recursos de força disponíveis foram acionados e trabalharam até o anoitecer, inclusive com a cooperação de uma equipe de salvamento que está a caminho de Campo Grande, no Mato Grosso. A ação deve ser retomada ao raiar do sábado. O modelo T-25 é um tucano em uma versão mais antiga da década de 1960 usado para instrução na Academia da FAB. O oficial destacou que o avião passa por planos de manutenção e revitalização constantes, de forma que a idade não influenciaria em um eventual acidente. “Se vier a se confirmar, será aberta uma investigação para apurar o que causou o acidente”, disse.

Fonte: Correio do Povo