Comportamento

Campanha Laço Branco pelo combate a violência contra as mulheres é aprovado em Farroupilha

Campanha é uma ação de mobilização dos homens pelo combate a violência contra a mulher.

Laço Branco
Foto: Divulgação


A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou por unanimidade o Projeto de Lei, que institui a Campanha Laço Branco, uma ação de mobilização dos homens pelo combate a violência contra a mulher.

Prevista para ocorrer a saemana municipal de conscientização no mês de dezembro, a vereadora autora da proposição, Clarice Baú explica que a Campanha Laço Branco já ocorre em 55 países, e através dela busca-se combater os malefícios causados pelo sexismo machista.

Ela comentou que o projeto tem como objetivo diminuir a reincidência de casos de violência doméstica por parte dos homens.

“É importante a gente chamara atenção para a mobilização dos homens sobre a violência contra a mulher. Acho importante essa iniciativa porque sempre trabalhamos a questão da mulher, da vítima, já temos uma grande rede de apoio na nossa cidade, um trabalho feito a muito tempo. Mas, precisamos de outra frente que é o homem, precisamos unir essas duas frentes de trabalho para diminuir e erradicar estes casos, principalmente na nossa cidade”, disse.

Na prática, o projeto de Lei aprovada tem como objetivo desenvolver o debate do tema através de palestras, seminários e campanhas publicitárias, além de buscar reprimir e erradicar a violência contra a mulher.

Atualmente a Rede de Apoio de Farroupilha desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher, órgãos judiciários e de segurança pública trabalha na prevenção dos casos de reincidências, vindo a Semana Municipal instituída ao encontro do trabalho já realizado.

As ações já começam na próxima semana, com uma palestra na quarta-feira (09), às 20h, no auditório do Colégio Estadual Farroupilha, com uma palestra com o juiz da Vara Criminal, Enzo Carlo Di Gesu, sobre o projeto Ressignificar, que trabalha junto aos homens acusados de agressão em Farroupilha.