Os projetos ‘Jogos e Educação: como usar os jogos eletrônicos em sala de aula?’, ‘Quanta energia’ e ‘O Coração tem ossos?’ foram destaques na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec, realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.
Na última quarta-feira, dia 26, os estudantes da Escola Santa Teresinha receberam medalha de ouro pela participação com o trabalho ‘O Coração tem ossos?’. O projeto foi representado pelos alunos Lavínia De Carli Picolotto, Emili Marcante Vieira, Davi Fontana Picolotto e Benício Toigo Mantovani, juntamente com a professora orientadora Jaqueline Guareze.
Na quinta-feira, dia 27, outros dois prêmios vieram para o município de Flores da Cunha. Por escolha da comunidade, o projeto ‘Quanta Energia’, da Escola Municipal Cívico-militar Tancredo de Almeida Neves, recebeu o prêmio de voto popular na categoria 1 – do 1º ao 3º ano. O trabalho foi representado pelos alunos Agatha Mirela Noronha, Julia Stuani Mascarello, Jamilly da Silva Rodrigues e Murilo Buffon da Rocha, acompanhados pela professora orientadora Ana Paula Tonet.
Entre todas as pesquisas, desenvolvidas nos mais diferentes lugares da América Latina, como México, Argentina, e Colômbia, o projeto ‘Jogos e Educação: como usar os jogos eletrônicos em sala de aula?’ recebeu medalha de 3º lugar na categoria 2 – do 4º ao 7º ano. O trabalho foi apresentado pelos estudantes Tamara de Souza Zulianello, Júlia da Costa Brogliatto e Germano Ortiz Schiavon com orientação da professora Bruna Ludke Contreira.
As pesquisas foram selecionadas a partir da Mostra Científico-Cultural 2022, que ocorre nas escolas da rede municipal de ensino. A ação é promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, contando com apoio do Projeto de Educação Ambiental.
Acompanharam a Mostratec o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, as coordenadoras pedagógicas Gleyca Guaresi, Grazielle Dall Acua, Jenniffer Tonello e Neide Sonda de Godoy, juntamente com as diretoras e coordenadoras das escolas participantes, além das professoras orientadoras dos trabalhos.