Eleições

Três cidades gaúchas elegem prefeito e vice neste domingo

Eleição suplementar ocorre devido à cassação dos eleitos em 2020

Três cidades gaúchas elegem prefeito e vice neste domingo
Três cidades gaúchas elegem prefeito e vice neste domingo (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Além dos pleitos nacionais e estaduais, Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul, no Rio Grande do Sul, terão neste domingo (30) eleições suplementares. A necessidade dos habitantes irem às urnas para escolher prefeito e vice se dá pela cassação dos eleitos em 2020 pela Justiça Eleitoral.

Dessa forma, na urna eletrônica a ordem de votação iniciará com os candidatos ao governo estadual, posteriormente presidente e por fim prefeito.

Veja abaixo como estão compostas as chapas para prefeito e vice em cada uma das cidades.

Cachoeirinha

Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, Cristian Wasem Rosa é o atual chefe do executivo municipal, e agora tentará o cargo de forma definitiva até 2024 em chapa ao lado do candidato a vice-prefeito Delegado João Paulo Martins. Eles pertencem à coligação MDB/PP/PDT/Republicanos/Avante. Rosa assumiu em abril deste ano após a cassação de Miki Breier e do vice Maurício Tonolher.

Há ainda duas outras chapas. David Almansa e Ester Ramos (PT,PCdoB/PV); e Dr. Rubinho e Prof. Jack Ritter (União Brasil/PSDB/Cidadania/Solidariedade/PSC/PTB/PL/Podemos/PSC/Patriota/PRTB). Cachoeirinha conta com 104.314 eleitores.

Cerro Grande

Em Cerro Grande, no norte do Estado, concorrem ao cargo de prefeito e vice Alvaro Decarli e Givanildo José Cenci, ambos do Progressistas, além de Gilmar Benedette e Albino João Orso, do PDT. Eles disputam os cargos deixados pelo prefeito Valmor José Capellet e a vice Gláucia Regina Brocco, cassados por decisão do Pleno do TRE-RS em abril. O município conta com 2.579 eleitores.

Entre Rios do Sul

Na cidade de Entre Rios do Sul, no noroeste com 2.661 eleitores, não haverá disputa devido ao consenso local. No município há apenas uma chapa única, composta por Irson Milani (PT) como candidato a prefeito e Adenilto Conti (PSDB) como vice. Os antecessores, Jairo Paulo Leyter e Auri Luiz Vassoler foram cassados pelo Pleno do TRE-RS em maio deste ano.