A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Ibirubá, com apoio de policiais de Cruz Alta e Bento Gonçalves, cumpriu mandados de busca e apreensão em Bento Gonçalves e Nova Prata. A operação visava apreender bens e valores oriundos da prática de crimes de extorsão e lavagem de dinheiro.
Durante as ações, foram apreendidos seis veículos, R$26.400 em dinheiro e um furadeira magnética. Além das buscas, foi determinado pelo Poder Judiciário, o bloqueio de contas dos investigados bem como de empresas fictícias utilizadas para a lavagem de dinheiro.
Após um ano e meio, todo o dinheiro colhido ilicitamente foi rastreado, sendo descobertos todos os indivíduos que se beneficiaram dos crimes ocorridos em 2020 e 2021, em Ibirubá. Dois homens já estão presos por outros crimes e vão responder por extorsão e lavagem de dinheiro. Os demais envolvidos também responderão por lavagem de dinheiro.
Os bens apreendidos ficarão a disposição da justiça e devem ser revertidos em favor das vítimas para ressarcimento dos prejuízos que tiveram com o crime.