Caxias do Sul

Marcopolo investe em soluções para futuro da mobilidade urbana

Fabricante tem veículos homologados no país

Fabricante tem veículos homologados no país
Fabricante tem veículos homologados no país (Foto: Marcolopolo/Divulgação)

Uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, a caxiense Marcopolo ampliou os investimentos em alternativas ambientalmente responsáveis. A empresa tem duas frentes de ação na estratégia para a3 descarbonização e eletrificação do transporte coletivo urbano no Brasil: o ônibus 100% elétrico Attivi integral e o fornecimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis disponibilizados pelas montadoras.

Na frente estratégica da solução integral, a companhia anunciou para o segundo semestre de 2022 a fabricação de 30 unidades do Attivi Marcopolo e está pronta para atender às demandas de cidades como São Paulo, que recentemente, comunicou a proibição da compra de novos ônibus movidos a diesel. Para 2023, já está prevista a produção em série deste modelo em quantidades crescentes, conforme demanda.

O veículo desenvolvido pela Marcopolo conta com chassi e carroceria da própria empresa, e tem mais de 60% dos componentes de origem nacional. Dessa forma, a companhia se torna uma das principais fabricantes de soluções eletrificadas do país .

“Além da nossa versão integral, temos mais de 500 ônibus elétricos em operação no Brasil e exterior, com diferentes parceiros de chassis, como o Attivi articulado, em operação em São José dos Campos/SP, e o Torino, fornecido para cidade de Salvador/BA, ambos em parceria com a BYD”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

Segundo Portolan, a Marcopolo investe ativamente no desenvolvimento de veículos sustentáveis e, durante mais de cinco anos, testou protótipos com diferentes configurações e condições de operação para garantir que o veículo 100% da companhia incorporasse as soluções mais modernas do mundo. Neste cenário, o Attivi atende, não apenas as especificações, mas também as condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras, que em geral é de vida útil de 15 anos.

“A partir do momento que tivermos encomendas e planejamento de entrega, a Marcopolo pode produzir e fornecer ônibus elétricos para qualquer cidade do Brasil, inclusive São Paulo, ainda em 2023”, enfatiza Ricardo Portolan.