Comportamento

Comunidade da Zona Norte terá capela mortuária em Caxias do Sul

Presidente do bairro Vila Ipê fala das principais demandas da região

Comunidade da Zona Norte terá capela mortuária em Caxias do Sul
Foto: Samuel Maciel / Prefeitura

A comunidade da Zona Norte de Caxias do Sul conquistou o projeto para construir uma capela mortuária. O projeto arquitetônico completo, que inclui a estrutura, hidráulica, elétrica e Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), foi entregue pela Prefeitura.

A presidente da Associação de Moradores do Vila Ipê, Zita Girardi, conta que ela e outros integrantes da comunidade, além de vereadores, iniciaram a proposta da região ter uma capela comunitária. Segundo Zita no Santa Fé há uma capela, mas por pertencer a uma funerária há um custo, muitas vezes, elevado para as famílias em situação de vulnerabilidade que moram na Zona Norte.

Velório no centro comunitário

Atualmente, Zita precisa emprestar o centro comunitário do bairro para serem feitos os velórios, o que não seria permitido pela Prefeitura, entretanto, não há outra opção. A nova capela, que contemplará duas salas para velórios, cozinha, banheiro e uma sala para aguardar objetos, será construída atrás do centro comunitário. O terreno já foi definido e analisado.

De acordo com a presidente, um valor para a construção ainda não foi definido. Esse recurso é de responsabilidade da comunidade a qual pretende buscar junto da igreja e emendas parlamentares. Todos esses detalhes, além da demonstração do projeto serão debatidos pela população em um encontro que deve ser realizado até o final deste ano.

Outras Demandas do Vila Ipê

Zita Girardi comentou também sobre outras demandas que o bairro Vila Ipê necessitam. Segundo ela, outro problema constante, mas que ainda não foi resolvido, é o transporte coletivo no bairro. As linhas tiveram redução durante a pandemia. Os horários que antes eram de 20 em 20 minutos, passaram para meia a meia hora durante a manhã e ao longo do dia é de hora em hora. Este horário está atrapalhando a locomoção da população.

Ainda, os moradores pedem a conclusão do cascalhamento na Rua das Andorinhas, onde cerca de 500 metros ainda é estrada de chão. Em dias de chuvas, valas de abrem na rua e não permitindo a passagem de veículos. Esse trecho é próximo a uma escola, atrapalhando a chegada de estudantes na instituição.

Evento de dia das crianças

O 15º Mutirão de Natal da Zona Norte, acontecerá no dia 11 de novembro, a partir das 13h, no Complexo Esportiva da Zona Norte. Nesta data mais de 3 mil crianças participam, portanto, a presidente Zita Girardi solicita que as pessoas possam fazer a doação de mantimentos para preparar o cachorro quente, refrigerante e brinquedos.

As doações podem ser agendadas com a própria Zita no (54) 99163-0520.