Desde terça-feira (25), a equipe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul está fazendo os testes nas urnas eletrônicas das Zonas Eleitorais 169ª, 136ª e 16ª. O prazo a nível nacional, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, se encerra nesta quinta-feira (27). Porém, todos os equipamentos já foram testados no município.
Neste teste são verificados as teclas, a bateria, data, hora, localização, enfim, o pleno funcionamento do equipamento. De acordo com Edson Borowski, chefe da 169ª Zona Eleitoral, são 1.094 urnas testadas. No primeiro turno 82% dos eleitores caxienses compareceram na votação. Das 1.094 urnas eletrônicas, apenas nove precisaram ser trocadas.
Entrega das urnas
Assim como no dia 2 de outubro, as urnas serão distribuídas no sábado(29) que antecede as eleições, pela manhã, data em que são religadas nos locais de votação, para a conferência do endereço. O trecho da Rua Garibaldi, em frente ao Cartório Eleitoral de Caxias, estará bloqueado para o carregamento dos equipamentos. Ainda na sexta-feira a noite, a Fiscalização de Trânsito organiza a sinalização, para que nenhum veículo precise ser guinchado pela manhã.
Expectativa de maior agilidade
Borowski salienta que as urnas são computadores, por isso podem apresentar problemas de funcionamento no domingo (30), contudo, os mesários são preparados para fazer a troca imediatamente. A expectativa é que nesse segundo turno a votação seja mais rápida, devido ao menor número de cargos.
As votações iniciam às 08h e seguem até às 17h. O eleitor que estiver no local de votação até as 17h vota.
Confira a reportagem completa