Bento Gonçalves

Programa Reciclar é Fazer Mágica realiza workshop em Bento

O evento tem por objetivo apresentar o "Reciclar é Fazer Mágica" para o planejamento educacional

Programa Reciclar é Fazer Mágica realiza workshop em Bento Gonçalves
Foto: Divulgação


O Programa Reciclar é Fazer Mágica, realizado desde 2019 pela empresa Plásticos Bellaforma, leva a Bento Gonçalves a primeira edição do Workshop A Escola na Economia Circular, com o apoio e articulação do Instituto Venturi para Estudos Ambientais. O encontro, direcionado especialmente a profissionais relacionados à educação, acontecerá no dia 26/10, quarta-feira, na Casa das Artes.

Este evento tem por objetivos apresentar o “Reciclar é Fazer Mágica” como uma alternativa metodológica para inclusão do tema transversal “economia circular” no planejamento educacional. A abordagem será para elucidar atividades de educação ambiental no currículo das escolas, bem como o modelo de logística reversa, processo de certificação de créditos de reciclagem, os atores e suas responsabilidades dentro desta iniciativa inédita.

A programação inicia com o tema “Educação Ambiental como instrumento de mudança de comportamento”, com a Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar Matos. Após sensibilização inicial, o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Christian Luiz da Silva falará sobre “Economia Circular, consumo consciente e responsabilidade social”. A manhã encerra com a apresentação do Programa Reciclar é Fazer Mágica e o modelo de logística reversa da embalagem PET, com informações trazidas pelo Gestor do Programa, Jeferson Alberton e pelo Diretor Técnico do Instituto Venturi, Francisco Biazini Filho.

No turno da tarde as atividades iniciam com a apresentação de algumas instituições que já participam do Programa Reciclar é Fazer Mágica e se destacam em sua atuação. Por meio do processo de separação dos componentes de uma embalagem PET, a turma de mercado de trabalho da Apae de Carlos Barbosa explicará como uma simples ação triplica o valor de mercado do material reciclado. Em seguida, a EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin falará sobre o projeto interno intitulado “Vamos fazer uma troca?”, por eles desenvolvido para conscientizar alunos sobre a importância do recolhimento de garrafas PETs e sua correta destinação.

O evento busca parceiros para contribuírem financeiramente para sua realização e será totalmente gratuito ao público participante. Direcionado especialmente para Diretores de Escolas e professores-multiplicadores, Secretários Municipais (educação, meio ambiente, desenvolvimento social e econômico), entidades do Reciclar é Fazer Mágica, empresários, interessados e comunidade. As vagas são limitadas e necessitam prévia inscrição.