Caxias do Sul

Com programação especial, 15ª Concerto da Primavera leva grande público à UCS em Caxias do Sul

Espetáculo ocorreu no estacionamento do Cetel, no Campus Sede, no último domingo

15ª Concerto da Primavera leva grande público à UCS em Caxias
15ª Concerto da Primavera leva grande público à UCS em Caxias (Foto: Bruno Zulian/Divulgação)

A manhã e tarde de sol do último domingo (23) levou milhares de pessoas à Universidade de Caxias do Sul (UCS) no 15º Concerto da Primavera. A edição marcou a retomada das atividades de forma presencial após dois anos.

Quando o maestro Manfredo Schmiedt ergueu a batuta e os músicos da UCS Orquestra o seguiram com a projeção dos primeiros acordes da Primavera, obra das Quatros Estações, de Antonio Vivaldi, o público matou a saudade do Concerto que já é tradição na cidade. O espetáculo também celebrou os 55 anos da Universidade e os 50 da Unimed Nordeste-RS.

“Mais uma vez, nesses 50 anos da Unimed Nordeste-RS, estamos aqui, não como obrigação, mas com muita emoção. Esse é o 15º Concerto, não faltamos em nenhum, e desejamos e queremos que estejamos em todos os demais. Quiçá, um dia, estaremos completando o 50º Concerto.”, projetou o presidente da Unimed Nordeste-RS, Ronaldo Mattia.

O público presente pôde acompanhar mais de quinze canções, uma para cada ano do espetáculo, um tributo à história da Orquestra da UCS que, desde 2007. Na plateia, os espectadores vibraram com interpretações de clássicos como “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, “Let it Be”, de John Lennon e Paul McCartney, e “O que é, o que é”, de Gonzaguinha. Para encerrar, no bis, teve “Dias Melhores”, de Jota Quest, canção que serve como desejo para um futuro otimista após a pandemia.

Público no Concerto da Primavera (Foto: Bruno Zulian/Divulgação)

“É uma alegria estarmos novamente reunidos, depois de uma certa ausência. Todos esperávamos dias melhores e aqui estamos”, ressaltou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadro dos Santos, também falou sobre a retomada. “Aqui reunidos, junto à nossa comunidade, através da música, poderemos reviver a alegria dos grandes encontros. Essa é a proposta do Concerto da Primavera. E quanta alegria e boas experiências esse evento já nos proporcionou até o dia de hoje. Quantas boas memórias! Esse espetáculo se mantém possível através da dedicação de um grande número de pessoas e profissionais, engajados e comprometidos com uma entrega comunitária”.

Repertório do 15º Concerto de Primavera

Abertura: Primavera das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
2007 – Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros
2008 – Águas de Março, de Antonio Carlos Jobim
2009 – Beauty and the Beast and Be our Guest, de Alan Menken
2010 – Pro dia nascer feliz, de Cazuza e Roberto Frejat (Barão Vermelho)
2011 – Querência Amada, de Teixeirinha
2012 – Aquarela, de Maurizio Fabrizio, Guido Morra, Antonio Pecci Filho, Vinicius de Moraes. e Toquinho
2013 – No time to Die (tema de 007), de Billie Eilish
2014 – Alegria, alegria, de Caetano Veloso
2015 – Circle of Life, de Elton John e Tim Rice:
2016 – Les Miserables Medley, de Claude Schoenberg e Ed Lojeski
2017 – Roda Viva, de Chico Buarque
2018 – Let it Be, de John Lennon e Paul McCartney:
2019 – O que é, o que é, de Gonzaguinha
2021 – Amor pra recomeçar, de Mauricio Barros, Mauro Santa Cecilia e Roberto Frejat
Bis – A paz, de Roupa Nova
Bis – Dias Melhores, de Jota Quest