Durante os dias 18 de outubro e 20 de novembro ocorre na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a exposição 50 anos de GP no Brasil, esta que relembrará as cinco décadas de corridas da categoria que são disputadas no país.
Entre as peças, carros de diferentes épocas, troféus, capacetes, fotos, acessórios e principalmente memórias, estas que compõem a história de um país vitorioso nas pistas. Ao todo estão expostos quase 200 itens.
Durante a coletiva de apresentação da exposição, que ocorreu na última segunda-feira (17), o atual prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), disse que esse é o primeiro passo para um futuro museu do automobilismo.
“A gente está trabalhando para fazer o Museu da Aviação no Campo de Marte”, afirmou Nunes. “Mas acho importante fazer o Museu do Automobilismo. E fazer no autódromo de Interlagos, uma homenagem a Ayrton Senna. Está sendo feito o trabalho para gente poder colocar uma estátua do Senna no autódromo ”, disse.
Essa iniciativa e a de um possível museu vão de encontro a um desejo que já vem de alguns anos, realizar eventos que reforcem a paixão dos torcedores locais e também daqueles que gostam de corridas e que vão até São Paulo justamente para acompanhar o GP do Brasil.
Uma dessas ações seria construir uma estátua do piloto brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, morto em 1º de maio de 1994 após um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola na Itália.
Para ver a exposição dos itens, é necessário comprar o ingresso. Durante às terças-feiras não é cobrado valor algum, de quarta a domingo o preço é de R$ 50.
Em 2022 o GP Brasil está marcado para ocorrer entre os dias 11 e 13 de novembro.
O Brasil sedia corridas de Fórmula 1 desde 1972, quando a categoria correu pela primeira corrida em nosso país. A prova extra-oficial, que não valia pontos para o campeonato foi vencida pelo argentino Carlos Reutemann com sua Brabham-Ford. De lá pra cá o Brasil sempre teve uma etapa, revezando-se nos anos 1980 entre Jacarepaguá no Rio de Janeiro e Interlagos em São Paulo.
No entanto, a partir de 1990, quando Interlagos passou por reformas as provas sempre são disputadas em São Paulo. A exceção fica por conta do ano de 2020 quando por conta da pandemia de Covid-19 a etapa paulista foi cancelada.