Emprego e Carreira

Com mais de 500 expositores, Mercopar tem início em Caxias do Sul

Solenidade de abertura contou com a presença do Governador Ranolfo Vieira e do ministro Paulo Alvim

Com mais de 500 expositores, Mercopar tem início em Caxias do Sul
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Iniciou oficialmente nesta terça-feira (18), em Caxias do Sul, a 31ª edição da maior feira de indústria e inovação da América Latina, a Mercopar. A solenidade contou com diversos representantes de entidades e políticos da região, além da presença do governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior e do ministro da Ciência e Inovação, Paulo Alvim.

O evento segue até a próxima sexta-feira (21), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, com 512 expositores, e é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs).

Durante a fala do governador, ele destacou a importância da inovação, tendo em vista que é uma das pautas do atual governo, pois o Estado ganhou o ‘Prêmio Excelência em Compelatividade’ pelo Centro de Liderança Pública, em São Paulo, como o primeiro Estado em inovação no Brasil, pelo segundo ano consecutivo.

“Sem dúvida alguma a Mercopar é uma feira que fala por si só. Ela representa negócios, representa geração de emprego e renda, geração de desenvolvimento econômico, que é sinônimo de geração de desenvolvimento social. Sem dúvida alguma é um grande momento para nós gaúchos”, relatou Ranolfo.

A área total a ser destinada ao evento é de 32 mil m², 60% a mais do que em 2021, voltada aos setores metalmecânico, plástico, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, automação industrial, tecnologia da informação (TI) e movimentação e armazenagem de mercadorias. Além dos negócios gerados diretamente na feira, setores como turismo, gastronomia e hotelaria da Serra Gaúcha serão beneficiados.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anunciou no evento o Chamamento Público para o Procedimento de Manifestação de Interesse no Parque da Festa da Uva (PMI 02/2022), ou seja, a apresentação de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes à reforma, requalificação, manutenção, conservação e operação do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos.

“São 26 anos que se fala em conceder os pavilhões, mas estamos agora realmente fazendo isso, porque Caxias não pode esperar, Caxias tem pressa. Nós precisamos gerar emprego, principalmente neste momento em que estamos vivendo, se recuperando de dois anos de pandemia. É obrigação nossa e o poder público tem que fazer sua parte, destravando, facilitando o desenvolvimento, especialmente de um complexo privilegiado como este, que na maior parte do ano fica ocioso”, disse Adiló.

Quem tiver interesse em participar da Mercopar 2022 pode acessar o site mercopar.com.br e conferir os detalhes de inscrição.