Últimas notícias

Processo do sobre aquisição de vagas escolares aflige pais em Farroupilha

vagas escolares
Foto: Gabriel Venzon

Durante essa semana, um grupo de pais esteve na Câmara de Vereadores de Farroupilha solicitando uma reunião com os parlamentares para tratar de um processo de compra de vagas escolares por parte da prefeitura, o qual impacta diretamente na rotina de estudo de seus filhos.

Conforme relato dos pais presentes, a administração para suprir a falta de vagas no zoneamento que abrange os bairros do São José, São Francisco e São Luiz, optou por adquirir vagas no colégio CNEC.

As vagas preenchidas pelos filhos dos manifestantes é peça de um processo gerido pela Promotoria de Justiça Regional de Caxias do Sul desde 2021, o qual averigua a oferta regular de vagas escolares e verificação do zoneamento escolar no município de Farroupilha.

As compras de vagas foi proposição debatida e aprovada na Câmara em novembro de 2021, o projeto foi sancionado pelo prefeito em 22 de novembro de 2021.

Por essa razão, as famílias reivindicam a permanência de seus filhos na escola cenecista uma vez que já há a adaptação dos mesmos no currículo escolar bem como no trajeto entre casa e a escola.

Os vereadores se solidarizaram com o cenário exposto pelos pais, e já cientes da situação solicitaram uma agenda para debate do tema com a Secretária de Educação, Luciana Zanfeliz, e a promotora Simone Martini, referente aos trâmites do preenchimento de vagas escolares no município.