Caxias do Sul

IBGE de Caxias do Sul esclarece dúvidas sobre pagamentos de recenseadores

Atrasos ocorreram nas últimas semanas devido a um erro de sistema; atualmente, a repartição caxiense não possui atrasos, conforme coordenação

(Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM)
(Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM)


Na última semana uma questão envolvendo o pagamento de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Caxias do Sul foi discutida. Para informar a comunidade que possui dúvidas e até mesmo os trabalhadores sobre o pagamento, a coordenação sanou alguns questionamentos pertinentes.

O coordenador do IBGE em Caxias do Sul, Clademir Guielcer de For, esclarece as dúvidas da população referente aos pagamentos dos trabalhadores que realizam o recenseamento do Censo Demográfico 2022 na cidade. Conforme ele, alguns recenseadores tem feito desistência do trabalho devido a forma de pagamentos, a qual ele explica como é realizada. “O recenseador recebe por produção e ele recebe quando termina aquela área a ele determinada, e essa área varia, pode ter 100 ou 200 domicílios ou até mais. Quando eles terminam de coletar toda aquela população, todos os domicílios, é encaminhado para pagamento. Antes disso não, pois se não teríamos muitas desistências, onde a pessoa acaba fazendo apenas um pedacinho e indo embora. Não é como um trabalho, por exemplo por mês, ou por hora, é um trabalho por produção”.

O que ocorreu nas últimas semanas foi que o IBGE teve problemas ao efetuar os pagamentos dos trabalhadores referente ao mês de agosto. Um erro no sistema causou atrasos e foram solucionados, como explica o coordenador. “Até mesmo o IBGE se pronunciou de forma oficial que nós tivemos sim problemas de pagamento no início da operação que se deu em agosto, questões de sistema, mas que já estão solucionadas. No momento não temos problemas de sistema que levam a atrasos de pagamentos de recenseadores”.

Clademir relata ainda que algumas desistências são em função da forma de trabalho, onde o trabalhador encontra alguns desafios, como distância e interação com o público. “Algumas pessoas entram achando que vai ser um trabalho interno ou que vai poder fazer o trabalho à distância. Quando se depara com as dificuldades da rua, do atendimento da população, às vezes acabam desistindo. Alguns acabam desistindo porque imaginaram que teriam outra remuneração, que iriam ganhar mais, enfim”.

A repartição realizou a retirada de impedimentos para trabalhadores como aposentados do serviço público, o quais não podiam trabalhar como recenseadores, além dos micro empresários individuais (MEI). Agora, podem inclusive se inscrever para trabalhar no Censo 2022 em Caxias do Sul, pois conforme o coordenador ainda está sendo realizado o recrutamento.

O Censo em Caxias do Sul foi prorrogado devido a falta de recenseadores e será realizado até início de dezembro.  A demanda é alta na cidade, então a agência do IBGE pede paciência por parte da população que ainda não foi visitada, pois ainda faltam trabalhadores na região.

No site do IBGE é possível visualizar a evolução de pagamentos para recenseadores e o comparativo com outros anos de Censo Demográfico Brasileiro. Clique aqui e tenha acesso.