Agro Rural

Área da antiga Fepagro em Fazenda Souza é cedida pelo Estado a Caxias do Sul

O espaço segue em preparação para que a entrega oficial seja realizada

(Foto: Internet/Reprodução)
(Foto: Internet/Reprodução)

No final do mês de julho, uma reunião entre o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegoto e o governador Ranolfo Vieira Júnior, ocorrida no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, definiu algumas pautas que estavam pendentes para o município. Dentre essas reivindicações estava a área da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Fazenda Souza.

Conforme o secretário Rudimar, foi um momento importante em poder anunciar que essa área foi cedida para Caxias do Sul, pois é uma reivindicação antiga. Ele relata que essa área servirá para muitos eventos de grande porte relacionadas ao agro caxiense. “Porque, hoje, o município não tem uma área onde possa se fazer eventos de fruticultura, de olericultura, de experiências e difusão de pesquisas, enfim. Então nós estávamos precisando dessa área, a qual é uma reivindicação antiga, justamente porque nós tínhamos uma feira chamada Horti Serra, que era feita dentro dos pavilhões, e depois de um tempo, se viu que era necessário ser a campo, pois o agricultor gosta de ver as experiências, de ver os cultivos, enfim, gostam de olhar na prática mesmo.”

A área cedida da Fepagro será importante para uso do município e toda a Serra Gaúcha em feiras e também eventos de grande porte do agro gaúcho. No espaço estão sendo realizados estudos para entender o que poderá ser utilizado para cada evento, além de já estarem sendo projetados eventos para o ano de 2023.

O espaço segue em preparação para que seja então, utilizado. Além disso, será realizado de forma oficial a entrega da área pelo secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Domingos Antonio Velho Lopes, em documento já assinado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior.