Comportamento

Sala do Empreendedor de Antônio Prado oferece novos serviços

Alvará online, desburocratização e microcrédito são implementados com apoio do Programa Cidade Empreendedora

Antônio Prado celebra seus 124 anos de história com programação gratuita
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM

A Sala do Empreendedor de Antônio Prado vem ampliando e qualificando os serviços oferecidos aos empreendedores locais. Somente neste ano, com apoio do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, o espaço passou a disponibilizar novas opções para facilitar a vida dos MEIs e das MPEs. Entre os destaques, estão a implantação do alvará online, a emissão da certidão negativa de débitos por meio do site da prefeitura e ações de desburocratização. E o trabalho não para por aí. Para o mês de outubro está previsto o lançamento do programa de microcrédito, em parceria com cooperativas locais.

De acordo com o coordenador da Sala do Empreendedor, Anderson Visentin, a melhoria dos processos de atendimento é um dos focos priorizados pela parceria com o Sebrae RS. As equipes que atuam no local realizaram diversos treinamentos, consultorias e participaram de workshops com o objetivo de aperfeiçoar o suporte oferecido pela Sala, que atende mensalmente uma média de 80 empreendedores.

Visentin destaca também o projeto Antônio Prado + Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Cooperativa Sicredi, que disponibiliza orientação gratuita aos empreendedores, incentivando-os a tirar suas ideias do papel e alavancar seus negócios. O projeto também possui o apoio da CIC, Sala do Empreendedor e Prefeitura de Antônio Prado e oferece cursos de planejamento, finanças, vendas, entre outras áreas para que os empresários possam aprimorar seus conhecimentos.

Na opinião de Carla Fantin, secretária municipal da Fazenda, a consultoria do Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, é um impulsionador dos negócios e da economia de Antônio Prado. “A parceria é fundamental para o fomento de novas ideias e percepção sobre situações cotidianas, na busca de resoluções e entregas efetivas à comunidade. Temos avançado no aperfeiçoamento dos processos da Sala do Empreendedor e entregado mais agilidade e desburocratização, sempre com vistas à melhora da vida de nossos cidadãos”, destaca.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.