Na noite desta segunda-feira, dia 26, após a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha recebeu o Capitão da Brigada Militar do Município, Daniel Tonatto e o Tenente Coronel Luís Fernando Becker, na Tribuna Livre, com o intuito de tratar sobre a segurança pública do município.
O Capitão apresentou a estrutura da BM, que tem como missão promover a segurança pública com proteção da Sociedade contribuindo para a qualidade de vida. Tonatto frisou os três principais pilares para o trabalho da BM.
No primeiro, destacou a reposição e ampliação contínua do efetivo, valorização do policial militar, treinamento, qualificação e aperfeiçoamento contínuo do efetivo para o atendimento e prestação de serviços. Ele destacou o acréscimo de sete policiais militares e uma funcionária pública civil e ainda a modernização dos processos com o cadastro de ocorrências pelos sistemas informatizados e utilização de dispositivos móveis para registros, que dão mais agilidade aos processos.
Como segundo pilar, Tonatto elencou o investimento contínuo da BM, citando a melhoria da estrutura predial e ambiente de trabalho, além da aquisição de equipamento, armamentos e viaturas. A integração e trabalho cooperativo entre os órgãos e a comunidade foi destacada como terceiro pilar. “Esses três pilares são fundamentais pro trabalho da Brigada Militar desenvolvido aqui no município, além disso a gente faz várias operações focadas no combate dos indicadores criminais, bem como no policiamento comunitário para gerar mais segurança para a comunidade” relata.
Tonatto apresentou ainda estatísticas de redução de crimes no município, como ocorreu com o roubo de veículos de 2018 para 2022. “De 31 roubo de veículos passamos para 4 em um ano”, destacou. Os crimes violentos letais intencionais passaram de 9, em 2018, para 2 até setembro deste ano. Os roubos a residências que atingiram um pico de 18 casos em 2016, tiveram apenas um registro em 2022.
O capitão apresentou ainda os resultados da produtividade operacional no município até setembro deste ano. Foram 9453 pessoas abordadas, 5230 veículos abordados, 2408 visitas a estabelecimentos comerciais, 207 prisões realizadas, duas armas apreendidas e 30 indivíduos presos por tráfico de drogas. “Nunca tivemos antes tantas pessoas presas por tráfico”, frisou.