Brasil

Ponte Internacional entre Uruguaiana e Paso de los Libres deve ser liberada ao tráfego pesado

Após reparos, será possível permitir a passagem de caminhões no sistema de Pare e Siga nesta segunda-feira (19)

(Foto: Cristina Alves / Divulgação)
(Foto: Cristina Alves / Divulgação)

A Ponte Internacional entre Uruguaiana e Paso de los Libres, na Argentina, registra interrupções no trânsito, pela Polícia Rodoviária Federal, como medida de segurança. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que, após a primeira vistoria realizada no sábado (17), foi detectada a necessidade de se fazer reforço nas vigas da travessia, no km 725 da BR 290. O serviço tinha previsão de ser feito durante o final de semana. Segundo o Dnit, com o escoramento, será possível liberar também a passagem de veículos pesados na travessia no sistema de Pare e Siga, como já ocorre com os veículos leves desde a noite da última sexta-feira (16). A liberação parcial deve ocorrer a partir desta segunda.

A Prefeitura de Uruguaiana informa que acompanha a situação com preocupação e destaca que o fechamento parcial afeta diretamente a economia local e nacional. O secretário de Planejamento, arquiteto Carlos Prudêncio, acompanhado do engenheiro civil da Seplan Evandro Freitas, esteve no local para averiguação. Foi apurado que a princípio trata-se de ruptura com queda da viga em balanço de concreto armado que serve de apoio para a laje de piso.

Problemas estruturais na ponte também vêm sendo apontados por entidades representativas, como a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS (Sdaergs), que já haviam encaminhado documentos solicitando ao Dnit serviços de manutenção e melhorias estruturais no lado brasileiro. Segundo o vice-presidente do Sdaergs, Fábio Ciocca, os reparos realizados minimizam, mas não solucionam os prejuízos ao segmento do comércio exterior.

Conforme o Sindicato dos Despachantes, de janeiro a agosto de 2022, cerca de 6 bilhões de dólares em mercadorias cruzaram pela ponte. A ABTI aponta que, em média, 700 caminhões passam diariamente pela fronteira entre Uruguaiana e Libres. Até 31 de agosto, 187.640 caminhões transitaram pela Ponte Internacional de Uruguaiana.

Fonte: Correio do Povo