Eleições

Lula promete zerar filas do INSS e melhorar índices de educação durante comício em Porto Alegre

Lula promete zerar filas do INSS e melhorar índices de educação durante comício em Porto Alegre
foto: Ricardo Stuckert

Na noite desta sexta-feira, sob forte esquema de segurança, o ex-presidente e candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou para apoiadores que lotaram o Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, na noite desta sexta-feira, dia 16, durante comício para as eleições 2022.

Ao longo de seu pronunciamento, Lula prometeu zerar as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e melhorar os índices de educação, além de combater o desmatamento e preservar territórios como o Pantanal e a Amazônia. O candidato também enfatizou que irá acabar com a atividade de garimpeiros em terras indígenas e disse que, se eleito, criará o ‘Ministério dos Povos Originários’.

Antes da atividade eleitoral, Lula concedeu coletiva em um hotel, localizado há poucas quadras de distância. Por cerca de 30 minutos, ele conversou com jornalistas e destacou as motivações para concorrer novamente à presidência da República. “O ser humano tem que ter uma causa. A minha nesse instante é recuperar o direito de as pessoas viverem dignamente”, afirmou.

Enquanto Lula concedia coletiva, outros integrantes do PT e do PSol ocupavam o palanque montado para discursar. Após, as presenças da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-governador e atual candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, também foram saudadas pelo público presente.

Além disso, lideranças do PT, PCdoB, Rede, PSol e PV também estiveram presentes no palco. Integrantes do Avante, que no RS está coligado com o PDT, mas nacionalmente com Lula, estiveram no ato. Apesar da chapa nacional do PT ser com o PSB, lideranças estaduais da sigla não estiveram presentes.

A segurança do comício ficou sob responsabilidade da Polícia Federal. Drones sobrevoavam o local e agentes de segurança à paisana estavam espalhados em meio a multidão.