Nesta quinta-feira (15), a 16ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul deu início aos treinamentos presenciais para os presidentes de mesa que atuarão nas eleições de 2022 na cidade. A atividade foi realizada diretamente na Sala do Júri no Fórum da cidade.
Em dois turnos, um com início às 9h e outros as 14h, o foco da ação é atualizar os trabalhadores. Dessa forma, o chefe do cartório da 16ª Zona, Marcelo Reginatto, destacou em entrevista ao Grupo RSCOM antes do treinamento o que é passado aos presidentes.
“A gente sempre foca nas alterações que tiveram das últimas eleições para esta, porque a grande maioria dos mesários, os presidentes principalmente, já trabalharam em outras eleições. A gente sempre tenta colocar como presidente algum mesário que já tenha atuado como mesário, e na medida do possível já tenha trabalhado como presidente”.
O Juiz Eleitoral da 16ª Zona, João Pedro Cavalli Júnior, perguntou aos presentes quantos eram voluntários, a grande maioria respondeu que sim. “O evento se destina a qualificar a prestação desse serviço, o atendimento que esses cidadãos fazem em benefício da sociedade gratuitamente”, afirmou Cavalli,
Uma das alterações para o pleito de 2022 é o veto do uso do celular dentro das cabines de votação. “A proibição já existia, a novidade é que o mesário tem que pedir que o eleitor deixe o aparelho com ele”, caso se recuse a entregar o dispositivo, o eleitor não poderá votar.
Veja também: Eleitor que se recusar a entregar celular a mesário será impedido de votar, decide TSE
Por outro lado, os primeiros mesários realizaram os treinamentos de forma online. Já os segundos mesários e secretários tiveram o APP Mesário disponibilizado para efetuarem a atualização, estes últimos dois públicos não são obrigados a realizar a ação. Os presidentes de mesa que não puderam estar presente nesta quinta-feira terão outra possibilidade no dia 22 de setembro, também em dois turnos, um às 9h e outro às 14h.
Somando as três Zonas Eleitorais de Caxias do Sul, a 16ª, a 136ª e a 169ª, serão cinco mil convocados para atuar diretamente no pleito.
Novidades para 2022
Durante o treinamento foram apresentadas algumas novidades que estarão presentes nos atos de votação em 2022. Dentre as principais, um maior tempo de espera para digitar os números de um candidato para o outro. De acordo com a 16ª Zona Eleitoral, este tempo será de 1 segundo. “Esse atraso foi incluído justamente para forçar que o eleitor confira na tela se realmente o voto que ele inseriu ali é o que ele quer expressar”, afirmou Reginatto.
Além do maior tempo, outra questão bastante importante diz respeito a biometria. Conforme o Juiz Eleitoral da 16ª Zona, pode ocorrer do eleitor já ter sua biometria cadastrada mesmo sem ter efetuado o processo. Segundo ele, isso se dá em virtude do compartilhamento de dados entre os órgãos públicos com a Justiça Eleitoral, um deles o da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
E, a terceira grande novidade é que nos terminais dos presidentes de mesa aparecerá o cargo que estará em votação pelo eleitor. Isso se dá para facilitar as pessoas que apresentarem alguma dificuldade no ato. Entretanto, não estará visível os números que remetam ao candidato em questão. “A gente observava que haviam muitos enganos da pessoa reclamar que digitavam um número e não aparecia a foto do seu candidato, isso acontecia por uma simples razão: ela estava digitando no cargo errado”, finalizou Cavalli.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Na ocasião, a população votará para presidente, governadores, senadores, deputais estaduais e federais. Em caso de necessidade, o segundo turno para presidência e também para governadores está agendado para o dia 30 do mesmo mês.