Durante a última quarta-feira (14), o Hospital São Roque, em parceria com a Prefeitura de Carlos Barbosa, realizou a 1ª edição do Dia D de Doação de Sangue em 2022 no município. Foram incrementadas 80 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 320 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas na instituição de saúde da cidade.
A edição, que não ocorria desde 2019, teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 20 pessoas não compareceram ou não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta. “O hospital utiliza um número significativo de bolsas a cada mês. É muito importante fazer essa reposição. É a contribuição dos barbosenses para ajudar a construir um estoque seguro no Hemocentro”, avalia Luana Foiatto, enfermeira responsável pela Agência Transfusional do HSR. “É um bem que não tem tamanho. Somos eternamente gratos aos doadores que nos ajudaram a concluir esse objetivo”, completa.
O sucesso da iniciativa permite o planejamento de novas datas para realização de uma nova edição do Dia D em 2023. Assim que a data do evento for definida, o período de cadastramento será iniciado. Para aqueles que não conseguiram efetuar a doação em Carlos Barbosa, a prefeitura já mobiliza um novo mutirão de doações. Desta vez, irá ocorrer em Caxias do Sul, no dia 26 de novembro.
As inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo telefone do Posto de Saúde do município: (54) 3461-8904.