Turismo & Vinhos

Índice de satisfação dos visitantes à ExpoBento/Fenavinho 2022 supera os 90 pontos

Valor médios de compras e satisfação com limpeza e qualidade de geral da feira foram medidas

Índice de satisfação dos visitantes à ExpoBento/Fenavinho 2022 supera os 90 pontos

Na noite em que as novas diretorias de ExpoBento e Fenavinho para a edição de 2023 foram apresentadas (05 de setembro), coube ao diretor-geral da edição deste ano, Gilberto Durante apresentar, em sua despedida, os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com visitantes. E os números não poderiam ser melhores. A satisfação dos visitantes, na média foi de 96% se dizendo muito satisfeito ou satisfeito. Já o formato da Fenavinho alcançou o índice de 87% entre os aprovados.

Enquanto 46% dos visitantes estiveram pela primeira vez na ExpoBento em 2022, 37% estava participando pela quarta ou mais vezes da feira. A pesquisa também mostrou como a feira é apreciada pelo público jovem adulto. A maioria dos visitantes é formada por pessoas entre 21 e 40 anos (65% dos visitantes).

A comprovação da ExpoBento como feira familiar vem através dos números: em 58% dos casos, quem visita a ExpoBento vai em família. Outros 27% vão como casal e 14% costumam ir entre amigos ou colegas de trabalho. Tradicional característica da feira, a oferta de opções de lazer e entretenimento, foi apontada por 56% dos visitantes como o principal motivo da visita, seguido das compras, 29%. A maior parte dos entrevistados, 30%, gasta entre R$ 201 e R$ 500 na feira. Enquanto 23% gastam até R$ 100, outros 22% consomem mais de R$ 500, e 25% ficam na faixa de R$ 101 a R$ 200.

O levantamento também perguntou sobre questões de infraestrutura dos eventos. As vinícolas foram elogiadas por 80%, a diversidade de atrações por 74% e a praça gastronômica por 66%. A pesquisa ainda registrou o que o público buscou na feira e na festa. Palavras como “vinhos”, “vinícolas”, “gastronomia”, “compras” e “lazer” apareceram em destaque. Quanto ao que as pessoas mais gostaram surgiram as palavras “show”, “vinho”, “variedade”, “tudo” e “organização”.

Como nota mais baixa foi apontado o quesito “estacionamento”, uma vez que nos feriados e finais de semana o acesso ao parque foi demorado. A pesquisa serve de base para o trabalho de preparação da próxima edição, a ser realizada entre 8 e 18 de junho de 2023.